Vila Capivari na década de 1930


Vila Capivari na década de 1930 - FS2 13 - capivari

Foto da região central da Vila Capivari na década de 1930. Na foto, quase ao centro, a antiga e primeira Igreja de Vila Capivari, a princípio, denominada Igreja de Santa Terezinha, considerando que nessa época ainda não existia a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que passou a ter esse nome. A Igreja de Vila Capivari, construída no ano de 1929, posteriormente demolida no ano de 1940, deu lugar à atual Igreja de São Benedito, construída exatamente no mesmo local.

Algumas poucas construções daquela época, ainda permanecem praticamente intactas, dentre elas: a Estação Dr. Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a casa anteriormente pertencente ao Engenheiro Adelardo Soares Caiuby, atualmente pertencente à Sra. Maria Lucia Felix Donato, a Malú da tradicional Loja Malú Decorações, a casa da família do Dr. Gastão Mesquita, a Casa de Pedra, a casa do Dr. José Eduardo Loureiro e alguma outras mais.

No famoso triângulo das “Bermudas” formando o centrinho da Vila Capivari, o antigo prédio onde inicialmente esteve estabelecido o Armazém do Sr. Luiz Damas, posteriormente a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, a Loja de Decorações Henry Matarasso, posteriormente Malú Decorações, situado no mesmo local da moderna e bela Loja da Malú Decorações. A casa onde foi estabelecido o primeiro Fotógrafo de Campos do Jordão, na década de 1930, Sr. Josias, posteriormente de propriedade dos Drs. Élbio Camillo e seu sogro Dr. João Toniolo, bem no local onde hoje está sediado o já tradicional, admirado e procurado “Boulevard Genéve”, ponto de encontro de grande parte dos turistas que freqüentam Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -