Carnaval - Década 1950


Carnaval - Década 1950 - FS281 - 04

Na foto, do início da década de 1950, a linda e saudosa, Lys Nagê Vieira Trench, com sua especial e maravilhosa fantasia de Princesa, com a qual desfilou no Carnaval de Campos do Jordão, em frente ao tradicional e maravilhoso portal de entrada do famoso e lindo “Castelinho do Maluf”, na época, de propriedade do Sr. Chafic Maluf, existente até os dias atuais, maravilhoso como sempre. Lys Nagê era filha do saudoso casal professor Harly Trench e D. Mariquinha Vieira Trench.

O professor Harly Trench, com a família, (a esposa D. Mariquinha, a filha Lys Nagê e o filho, nosso saudoso amigo e contemporâneo do curso ginasial Harly Trench Junior, de quase dois metros de altura), residiu aqui em Campos do Jordão por muitos anos. Durante muito tempo, fez parte da administração da COPEL - Construções, Projetos e Engenharia Limitada, comandada pelo Dr. Marcos Wulf Siegel e pelo Engenheiro Dr. José Ariosto Barbosa de Souza. Essa empresa foi responsável pela construção de 85 obras diversas em Campos do Jordão, entre casas para turistas, prédios de apartamentos etc., num período de 14 anos.

A menina Lys Nagê foi aluna e estudou em nosso Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, no início da década de 1950. Lamentavelmente ela veio a nos deixar precocemente, acredito que, com apenas doze anos de idade, vítima de uma terrível e fatal leucemia. Lembro-me perfeitamente desse trágico dia. Ela era uma garota muito querida por todos os estudantes e professores do Colégio Estadual. Foi uma consternação geral, tanto entre os professores como entre seus colegas do curso ginasial. A cidade parou. O carro fúnebre com o féretro foi acompanhado por inúmeras pessoas e por quase todos, poucos veículos, que existiam na cidade. As lojas comerciais abaixaram suas portas em sua homenagem, respeitando a triste perda. Todos choravam e não se conformavam com a terrível perda.

OBS: Esta foto da autoria do Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -