Uma bela e histórica do final da década de 1960 mostrando, no primeiro plano, a entrada do tradicional e famoso “Restaurante Nevada”, de propriedade do saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, mais conhecido, carinhosamente, Na calçada, na frente do Restaurante, eram colocadas algumas mesas para que os freqüentadores pudessem, tomar um aperitivo, comer algumas guloseimas e bater um bom papo. Na frente, a famosa Veraneio, veículo da marca Chevrolet, que serviu ao Sr. Zé do Nevada por um bom tempo. C
Ao fundo da foto, o famoso Morro do Elefante, quase intacto e primitivo, sem as lamentáveis e destruidoras marcas que o descaracterizou e desfigurou totalmente, para sempre, infelizmente. Marcas que alguns, inimigos da cidade com toda certeza, insistem em dizer que faz parte do progresso. Lamentável! Destruição e descaracterização irreversível de nossas belezas naturais, jamais podem fazer parte do que se denomina progresso!
No topo do Morro do Elefante, em Vila Capivari, o Restaurante do Belvedere, construído durante a administração do Prefeito Municipal, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), um dos primeiros projetos do famoso e grande arquiteto José Roberto Damas Cintra.
Nessa época e, ainda durante alguns anos, no topo do morro não existiam as inúmeras construções atuais. Havia somente o Belvedere e uma tradicional cruz, a princípio, de madeira, queimada por ação de vândalos, posteriormente substituída por uma de concreto que, por muitos anos, ornamentou o topo do morro, dando oportunidade para que todos pudessem ajoelhar e agradecer ao Criador por tamanha bondade e generosidade. Todos que subiam o morro e alcançavam essa simples cruz de concreto, ficavam encantados com a maravilhosa visão de 360 graus de Campos do Jordão, especialmente, da Vila Capivari. Na oportunidade desta foto, no topo do Morro do Elefante, ao lado esquerdo do Belvedere, a histórica cruz de concreto.
Como mostrado na foto, nessa época, ainda não existia o Miniférico, construído pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, baseado em projeto da autoria do engenheiro Eugênio Vignolli, aprovado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas. O Miniférico foi inaugurado no dia 11 de julho de 1970. Esse Miniférico, atualmente chamado de Teleférico, foi inaugurado na presença da Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, acompanhado do secretário de turismo Orlando Zancaner e do prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan. É o primeiro sistema de monocabo aéreo do Brasil. Esse empreendimento serviu de paradigma para a construção de outros teleféricos em diversas outras cidades brasileiras.
|