Geraldo Alves de Andrade


Geraldo Alves de Andrade - FS282 - 04

Uma foto histórica de meados da década de 1950, mostrando o saudoso Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha e um companheiro de serviço não identificado, na Av. Victor Godinho, quase esquina da Rua Senador João Sampaio, em Vila Capivari.

Essa foto foi tirada em frente ao Escritório da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - C.S.M.E, responsável pela distribuição de energia elétrica para toda cidade de Campos do Jordão. Nessa grande propriedade pertencente à Cia. Sul Mineira, numa casa muito boa e grande, além do Escritório para atendimento ao público, instalado na frente, nos fundos residia o Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha, um dos eletricistas da Cia. de eletricidade, com sua esposa D. Rosária e sua grande prole, composta dos filhos: Maria Tereza, José, Paulo, Carlos Vicente, Maria Helena e Antonio. O Sr. Geraldo, natural da cidade de São Bento do Sapucaí, foi eletricista da Cia. Sul-Mineira de Eletricidade desde 01/01/1942 até a data do seu falecimento, no mês de janeiro de 1958, em acidente do trabalho, quando executava serviços próximos da rede elétrica de alta tensão, em Vila Capivari, nas proximidades do Pensionato São José, há poucos metros da casa onde residia, localizada ao lado da subestação de Capivari.

Mais ao fundo existia um grande barracão onde ficavam vários eletricistas da Cia. Sul-Mineira. Esses eletricistas prestavam serviços de manutenção das redes elétricas, atendiam pedidos de ligação ou desligamento de energia elétrica além de, todas as tardes, ligar as chaves de comando das luminárias da iluminação pública e, em todas as manhãs, desligar essas chaves de comando.

Também existia nessa propriedade, uma Subestação de energia elétrica que recebia a energia em alta tensão e rebaixava para ser distribuída em todo bairro de Vila Capivari e proximidades.

Na parte de cima da propriedade existia uma casa muito maior, melhor e bonita que ficava bem de frente para o atual Hotel “Chateau”. Essa casa ficava reservada para os Diretores da Cia. Sul-Mineira, sediados na cidade do Rio de Janeiro, sendo utilizada para períodos de férias, especialmente, nos meses de janeiro, fevereiro e julho e finais de semana prolongados.

É importante chamar atenção que, a Av. Victor Godinho, nessa época, como aparece na foto, era desprovida de qualquer tipo de calçamento.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -