Foto histórica da década de 1950, mostrando detalhe do local de trabalho que acabou ficando conhecido, carinhosamente, como “Chuveirinho”, pertencente ao saudoso casal de quituteiros mais famoso de Campos do Jordão, seo Eduardo Salles e sua esposa a Dona Egídia.
Na foto: À esquerda, o simples galpão onde ficava um dos fornos de barro utilizados para fazer os assados diversos (leitões, frangos, carneiros, cabritos e patos assados e, dependendo da exigência do freguês, desossados), pães, tortas, empadas e roscas. Mais ao fundo, um outro galpão aberto onde havia um outro forno de barro, também utilizado para a mesma finalidade do anterior e a entrada da famosa e extremamente simples, porém prática, cozinha onde estava o enorme fogão à lenha de taipa, onde eram preparadas as complementações dos assados, como: arroz, farofa, tutu de feijão, frituras diversas e outras delícias inesquecíveis.
Do lado direito: Bem visível, o famoso salão de bailes, palco onde eram realizadas inúmeras festividades, especialmente durante as festas juninas, de Natal e Ano Novo e festividades comemorativas de aniversários diversos ou, simplesmente, de um concorrido arrasta pé de final de semana, como diziam muitos dos assíduos freqüentadores. Esse salão, desprovido de forro, onde, na época das águas, que vai dos meses de setembro a março, aproximadamente, era muito comum a ocorrência de diversas goteiras. Motivo pelo qual, não escapando da boca dos “gozadores”, passaram a chamar o lugar de “Chuveirinho”.
OBS: Esta foto da autoria do Donato foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.
|