Museu H.I.Som -1992


Museu H.I.Som -1992 - FS287 - 04

O Museu da Imagem do Som de Campos do Jordão foi criado graças a uma indicação e ao dedicado trabalho do vereador Jesus de Carvalho, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, (Na 5ª Legislatura - 01.01.1967 a 31.12.1968 e na 8ª Legislatura - 01.02.1977 a 17.02.1978). A sua Indicação foi transformada na Lei nº 0869 de 15 de abril de 1971, que criou o Museu, porém, sua inauguração oficial somente veio acontecer 2l anos depois, em 15 de abril de 1992). No dia 16 de dezembro de 1992 depois de 24 anos, durante a administração do Prefeito Municipal Fausi Paulo (01/01/1989 a 31/12/1992), em solenidade especial e muito importante para a história e cultura de Campos do Jordão, foram entregues cópias dos depoimentos históricos, inéditos e altamente importantes, magistralmente gravados em fitas de vídeo VHS, eternizando esses depoimentos, para as personalidades que foram entrevistadas. Na oportunidade estiveram presentes várias pessoas históricas que participaram e vivenciaram a história de Campos do Jordão.

Nesse dia 16/12/1992, no Museu de Imagem e do Som - MIS, além das homenagens e entrega das fitas VHS às personalidades entrevistadas, foi inaugurada uma sala em homenagem ao professor Expedito Camargo Freire, que foi o maior pintor da paisagem de Campos do Jordão. O saudoso Pedro Paulo Filho falou sobre o evento e homenageou o vereador Jesus de Carvalho, autor do projeto que transformado em lei criou o Museu da Imagem e do Som de Campos do Jordão. Também usaram da palavra Arakaki Masakasu, o prefeito Fausi Paulo e Carlos do Espírito Santo Gouveia que falou sobre o evento e homenageou o professor Camargo Freire.

Na foto, da esquerda para a direita Pedro Advíncula Ribeiro Lopes, Empresário Jordanense, grande colaborador com diversas entidades assistenciais e filantrópicas; Sra. Iracema Gonçalves Abrantes, escritora e poetisa, pertencente à Academia de Letras de Campos do Jordão e sua mãe D. Aurora Abrantes, Matriarca da grande e querida Família Abrantes, uma das pioneiras da história e da cultura de Campos do Jordão; Maria José, a conhecida Dedé, Sra. Ivone Jardim:

Mais atrás, na mesma ordem: Luiz Marcondes Ferreira, antigo funcionário da Estrada de Ferro Campos do Jordão, conhecido como Luiz do Bondinho; Sra. Guiomar Abitante e a cunhada Sra. Maria Abitante, esposa do Orlando Abitante e não identificada.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -