No ano de 1960, na antiga quadra de cimento existente em Vila Abernéssia, no mesmo local onde hoje está sediado o nosso Ginásio Esportivo “Armando Ladeira”, três grandes nomes que muito contribuíram para o engrandecimento do esporte de Campos do Jordão.
Da esquerda para a direita :
- Antonio Julio Ribeiro, o conhecido Julião, grande esportista do final da década de 1950 e das décadas de 1960 e 1970, que deu muitas glórias ao Futebol de campo e de salão de Campos do Jordão. Julião, sério e dedicado funcionário da nossa Companhia Telefônica que, no início, pertencia à nossa E.F.C.J. - Estrada de Ferro Campos do Jordão, posteriormente passando para a TELESP - Telefonia do Estado de São Paulo, foi, por diversas vezes, campeão de futebol pelas Equipes: A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube, A.A.J.- Associação Atlética Jaguaribe, E.C.G.H. - Esporte Clube Grande Hotel e Dínamo Esporte Clube.
- Hermes de Figueiredo, grande esportista, das décadas de 1950 e 1960, especialmente nas modalidades de Voleibol e Basquetebol, tendo sido um dos grandes jogadores de toda região do Vale do Paraíba. Disputou memoráveis partidas nessas modalidades, que jamais poderão esquecidas por todos aqueles que tiveram a feliz oportunidade de assistir. Pertenceu a diversas equipes, dentre elas, à do saudoso G.E.J. - Grêmio Estudantil Jordanense, do nosso C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, C.M.E.- Comissão Municipal de Esportes e A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube. Foi um incansável batalhador para a difusão desses esportes dentre os estudantes Jordanenses. Sem qualquer tipo de remuneração, somente por amor a esses esportes, Hermes, durante vários anos, já às sete horas da manhã, estava à disposição, na antiga quadra de cimento acima referida. Em inúmeras oportunidades, com frio de vários graus abaixo de zero, com algumas camadas de gelo formadas devido ao sereno da noite anterior, acumulado em várias depressões do cimentado da quadra, lá estava esse grande esportista, com muita disposição, garra e vontade, para nos ensinar a jogar voleibol e basquetebol, esportes que ele conhecia e havia se tornado um grande campeão de nossa região.
- Alexandre Aboud, outro grande incentivador do esporte de Campos do Jordão durante as décadas de 1960 e 1970. Aboud, sempre foi um grande apaixonado pelo esporte, especialmente pelo futebol e futebol de salão. Veio para Campos do Jordão na década de 1950, em busca da cura para a tuberculose. Obtendo cura rápida e eficiente, resolveu aqui se radicar definitivamente, especialmente, devido às diversas e eternas amizades, que conquistou junto aos estudantes do nosso Colégio Estadual que, diariamente, no caminho quase obrigatório, passavam em frente à saudosa Pensão Primavera onde estava hospedado. Contando com sua simpatia e interesse em saber sobre o ensino em nosso Colégio e sobre diversos esportes, Aboud e os estudantes firmaram grandes amizades que jamais foram interrompidas.
Já totalmente curado, na década de 1960, totalmente às suas expensas, montou uma equipe de futebol de salão à qual denominou Dínamo Esporte Clube, fornecendo uniformes, bolas e todo aparato necessário para que essa equipe pudesse participar dos diversos campeonatos realizados na cidade e, também, em partidas realizadas fora dos limites de Campos do Jordão. O Dínamo como ficou conhecido, firmou-se na categoria Futebol de Salão, conquistando por diversas vezes, o título de campeão Jordanense da categoria. Posteriormente, o Dínamo, sempre comandado pelo ativo e apaixonado esportista Aboud, também se destacou na modalidade Futebol de Campo, onde obteve grande e destacado sucesso.
O Dínamo, até hoje é relembrado com grande admiração e saudade. Muitos daqueles que se destacaram nessa equipe e que, por força da necessidade da procura de mercado de trabalho mais promissor, foram obrigados a sair de Campos do Jordão, sempre que aqui retornam, fazem questão de procurar o Aboud para um forte e saudoso abraço, aproveitando a oportunidade para relembrar passagens importantes e inesquecíveis daquela época áurea do nosso esporte Jordanense.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Julio Ribeiro, o Julião.
|