O saudoso e grande locutor José Dias Chaves que, durante as décadas de 1940 a 1960, ocupou lugar de destaque frente aos microfones da nossa saudosa e querida ZYL-6 - Rádio Emissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil, com seus 1.560 quilociclos na ponta da antena.
Diariamente, José Dias Chaves, grande e saudoso locutor de voz marcante, aveludada, firme, com dicção excelente e perfeita, um dos melhores locutores que já passaram pela nossa Rádio Emissora desde a sua fundação em 1944, com marcante e intensa dose de romantismo apresentava o programa intitulado “O Despertar da Montanha”. Esse programa foi especialmente criado para homenagear nossa cidade, suas montanhas, sua vegetação, sua gente, sua vida.
O nome desse programa foi baseado na linda música, obra prima do mesmo nome “O Despertar da Montanha”, lançada em 1919, da autoria da Eduardo Souto, nascido em Santos-SP. em 14 de abril de 1882, com a qual ficou mundialmente conhecido, apesar de ter sido de sua autoria, aproximadamente 281 composições, de uma infinidade de gêneros . Essa música, posteriormente, teve a letra de Francisco Pimentel que, nada lhe acrescentou.
A programação da ZYL-6 começava com a execução orquestrada da música “O Despertar da Montanha” seguida de lindas mensagens, poesias e poemas, muito bem declamados e interpretados, na linda voz do José Dias Chaves.
Ouça a música neste link, mas antes desative o audio do site na barra superior - O
Despertar da Montanha
|