Esta foto histórica, do final da década de 1950, mostra com maior amplitude, o trecho mostrado na foto anterior, da Av. Dr. Emílio Ribas, exatamente no ponto situado em frente à tradicional Parada Grande Hotel, da Estrada de Ferro Campos do Jordão que aparece à esquerda da foto. Essa Parada, desde sua inauguração no ano de 1944 até à década de 1980, mantinha em seu centro, uma passagem especial para os veículos que trafegavam no sentido cidade ao Grande Hotel e vice-versa. Posteriormente esse acesso foi eliminado e esse espaço destinado à ampliação do prédio da Parada.
No terreno que aparece na foto à direita, com alguns pinheiros, um cedro e algumas pereiras, as placas informativas descritas na foto anterior, repetindo, com os seguintes dizeres: “Neste Ponto - Edifício Sans Souci. Apartamentos aristocráticos com elevadores e garagem - Piscina, bar, jardins, terraço, solário. Ambiente selecionado. Informações e vendas: Cadij Imóveis. Na placa menor, os dados sobre a autoria do Projeto (que contou com grande colaboração do grande projetista da COPEL, Orestes Mário Donato) que, infelizmente não dá para ler e sobre a Construção, a cargo da COPEL S/A. Nesse local, no início da década de 1960 foi construído o Edifício de Apartamentos “Sans Souci”.
Também no local, outras placas, com propagandas diversas. Uma delas do saudoso “Restaurante Jardim do Embaixador” - 3 Kms., com chás, refeições, lanches e tortas de frutas (Dentre elas, o tradicional e maravilhoso apfelstrudel (folhado de maçã). Na outra placa informação sobre “Passeio Maravilhoso - Jardim do Embaixador, Rancho Alegre, Descansópolis, Fonte N.S. das Graças, Vale Feliz e Parque Horto Florestal. No barranco, também, uma propaganda política com o nome de “Adhemar” (Adhemar de Barros).
Ao fundo da foto, o local onde, posteriormente foram construídos: o “Edifício Tirol” e o Hotel Alcalá. Um pouco mais acima as casas do Dr.Munhoz e do Sr. Luiz Maria P. Stinch.
OBS: Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.
|