Esta é a parte externa e totalmente aberta do “folder” idealizado pelo saudoso amigo Orestes Mário Donato, para divulgar o lançamento das vendas das unidades residenciais do primeiro edifício de apartamentos construído em Campos do Jordão, o “Edifício Sans Souci”, localizado na Av. Dr. Emílio Ribas, em frente à Parada Grande Hotel, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Esse Edifício foi construído entre os anos de 1960 e 1961. A Construção esteve sob a responsabilidade da COPEL S/A.
A COPEL surgiu após a Empresa Cadij, constituída com os ramos de Imobiliária e Construtora, inaugurada em 21 de abril de 1951, de propriedade do saudoso Antonio Leite Marques, o Toninho, ter resolvido separar as duas atividades, ficando somente com a parte da Imobiliária. O Dr. Marcos Wulf Siegel que havia chegado em Campos do Jordão no ano de 1953, já como associado da CADIJ, com a separação das atividades, resolveu assumir a parte da Construtora e assim, em 1954, fundou uma Construtora. Essa Construtora passou a ser denominada pelo nome da autoria de Orestes Mário Donato, COPEL, abreviatura de Construções, Projetos e Engenharia Limitada. O Engenheiro responsável pela COPEL era o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza. Também fazia parte da administração o Professor Harly Trench. Orestes Mário Donato que, além das suas muitas outras habilidades, era especialista em projetos e desenhos, foi contratado para ser o projetista da COPEL.
A COPEL como construtora, inicialmente esteve estabelecida na Av. Emílio Ribas, 908, ali no bairro do Capivari, nas proximidades do atual Hotel JB e do antigo Posto Esso, já existente na época. A casa onde se estabeleceu na época da sua fundação, era de propriedade do saudoso amigo Adauto Camargo Neves.
Após dois anos de atividade o Engenheiro Fausi Paulo, recém formado, se juntou à Construtora e nela permaneceu pelo período de um ano.
Inicialmente, o Mestre de Obras da COPEL foi o Sr. Benedito, mais conhecido como Dito Pituca. Posteriormente, também trabalhou como Mestre de Obras da COPEL, o Sr. Waldemar Ferreira da Rocha, meu Pai, que ficou na Construtora até seu final.
Algum tempo depois a COPEL mudou-se para uma casa enorme, de propriedade do Sr. Adelardo Soares Caiuby, situada na Avenida Macedo Soares, 306, em frente ao Hotel Bologna que, na época, era de propriedade do Sr. Augusto Pagliacci e sua esposa D. Alba.
Nesse novo endereço, agora mais no centro de Vila Capivari, a COPEL teve um avanço muito grande. A quantidade de construções aumentou muito e assim o serviço para todos que nela trabalhavam.
Posteriormente, mudou-se e passou ocupar sua sede própria especialmente construída na Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, proximidades da igreja de São Benedito, bem no centrinho de Vila Capivari.
A Copel ficou estabelecida pelo período de 14 anos. Na sede própria da Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, em Vila Capivari, contava com uma Loja de Materiais para Construção, representando, dentre outras firmas de São Paulo, a Eucatex, a Hydra, etc. Durante o período em que esteve em atividade, a COPEL foi responsável pela construção de 85 obras diversas, dentre casas para turistas, Hotéis, Prédios de Apartamentos, etc..
As vendas dos apartamentos do “Edifício Sans Souci” estiveram sob a responsabilidade da CADIJ Imóveis, na época, de propriedade do saudoso Antonio Leite Marques, mais conhecido como Toninho da Cadij. A Cadij, imobiliária inaugurada em 21/abril/1951, na época em que ficou responsável pelas vendas dos apartamentos completava 10 (dez) anos de atividades em Campos do Jordão, como consta no próprio “Folder”, com alusão a essa tradição, com seus respectivos endereços e telefones para contatos e vendas, também, nas informações contidas no “folder”. Consta ainda no “folder”: As vantagens do “Edifício Sans Souci” - 2.400 M2 de jardins, com piscina e “play-ground”, muita luz, muito sol e vista deslumbrante de todos apartamentos.
OBS: A foto deste “folder” foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.
|