Uma bela e histórica da década de 1980, mostrando a Igreja de São Benedito, situada em Vila Capivari, em Campos do Jordão, em funcionamento, carecendo apenas de alguns acabamentos da sua construção.
É importante notar que na entrada da Igreja o pequeno pórtico suportado por duas colunas mostrada na foto anterior, da década de 1950, já havia sido abolido e retirado. Atualmente, não existe mais.
Nessa época, tanto à esquerda da Igreja como à sua direita, já existiam várias construções, inclusive, à sua direita, o Shopping Capivari, o primeiro de Campos do Jordão. Também, já existiam as duas ruas aos seus lados.
Um pouco da sua história
No dia 20 de fevereiro de 1944, às 09:30 horas da manhã, foi realizada uma Missa campal e, na seqüência, aconteceu a grande solenidade do lançamento da pedra fundamental da nova Igreja da Vila Capivari. Posteriormente essa Igreja recebeu o nome de São Benedito. O projeto dessa Igreja é da autoria dos famosos e conceituados arquitetos Américo Salfati e Mário Buchighani.
Há quem diga que o nome da Igreja de São Benedito foi dado pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, freqüentador assíduo de Campos do Jordão, proprietário da linda casa que existia na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suiço; grande benfeitor de Campos do Jordão, doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século.
No dia do lançamento da pedra fundamenta da Igreja de São Benedito estavam presente: O Vereador Maurício de Figueiredo (1948 a 1951), Nicola Scófano, o famoso construtor de Campos do Jordão Pedro João Abitante, responsável pelo início da construção da Igreja de São Benedito, Pedro Zanda, Sra. Rachel Simonsen (esposa do Dr. Roberto Simonsen, abaixo referido), o menino Orlando Abitante (falecido no ano de 2011), Sra. Baby Gonçalves, grande benemérita de Campos do Jordão, Dr. Roberto Cochrane Simonsen (Santos, 18 de fevereiro de 1889 — Rio de Janeiro, 25 de maio de 1948) foi um engenheiro, empresário, político e historiador brasileiro. Foi membro da Academia Paulista de Letras e Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico e Geográfico de Santos e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; pertenceu ao Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e ao Instituto de Engenharia de São Paulo. No exterior era membro da National Geographic Society, de Washington, DC, Estados Unidos da América, da Royal Geographic Society, de Londres, Inglaterra e da Academia Portuguesa de História. Foi grande benemérito e importante batalhador pelas boas causas de Campos do Jordão; o vigário João Crisóstomo Arns - O.F.M., (Forquilhinha-SC. - 21/03/1915 - 06/12/2002 - Curitiba-PR.). No primeiro semestre de 1938, como diácono, esteve em tratamento de saúde em Campos do Jordão. Na seqüência, de 1940 a 1947 continuando o tratamento de saúde em Campos do Jordão, foi guardião e Pároco; irmão de Dom Frei Paulo Evaristo Arns O.F.M.(Forquilhinha, 14 de setembro de 1921) frade franciscano, sacerdote católico brasileiro; quinto arcebispo de São Paulo, tendo sido o terceiro prelado desta Arquidiocese a receber o título de cardeal. Atualmente é arcebispo emérito de São Paulo e da saudosa e benemérita Dona Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país; professor Maurício Levy e Maria da Glória Degli Esposti Esteves.
A primeira missa da Igreja de São Benedito, de Vila Capivari, foi celebrada no dia 13 de maio de 1946, quando da sua inauguração, pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, presente o Interventor Federal em São Paulo, dr. José Carlos de Macedo Soares. (Do livro “Historia de Campos do Jordão”, da autoria do historiador Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - junho de 1986 - Capítulo XIV - Crenças Religiosas - 1 Igreja Católica - 1.11 - Página 366)
Neste ano de 2016, no dia 13 de maio a Igreja de São Benedito de Vila Capivari estará completando 70 (setenta) anos.
OBS: Esta foto, da autoria do saudoso e grande fotógrafo Donato, foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.
|