Vila das Lembranças


Vila das Lembranças - FS293 - 05

Uma foto da década de 1950, mostrando a saudosa D. Zilah de Lauro em plena atividade, fazendo serviços de pirogravura. Nas paredes e pequenas prateleiras diversas lembranças típicas e muitas ornamentadas por excelente trabalho de pirogravura, bastante utilizado na época.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a cidade de Campos do Jordão sentia-se orgulhosa em poder contar com uma loja maravilhosa, bem montada e com inúmeras sugestões de presentes, finamente escolhidos e, muitos, confeccionados por mãos hábeis de artesãos jordanenses. Essa loja denominada “Vila das Lembranças” atraia grande número de pessoas da cidade e, especialmente, turistas. Foi a primeira loja de presentes e lembranças típicas de Campos do Jordão e estava localizada na Vila Abernéssia, proximidades do nosso atual Correios e Telégrafos, no prédio onde, durante vários anos, esteve estabelecida a saudosa “Comercial Ceibel”, especializada em utilidades domésticas e presentes diversos, de propriedade do saudoso amigo Waldyr Bitetti.

O nome - “Vila das Lembranças”, foi muito bem escolhido pelos seus proprietários, Sra. Zilah de Lauro e Sr. Jurandir Rocha Moreira. Ficou conhecida também, como: “Vila das Lembranças, a casa do Gato de Botas”. O famoso Gato de Botas, que passou a fazer parte do logotipo e a identificar a tradicional Loja de artesanatos, presentes e lembranças típicas de Campos do Jordão, foi idealizado pelo grande artista plástico José Aloízio Diana que, inclusive, adorava usar finas fantasias e abrilhantar os tradicionais e saudosos Carnavais de Campos do Jordão. Aloízio, durante muitos anos, trabalhou nos hotéis Toriba e Bologna.

OBS: Esta foto, da autoria do saudoso e grande fotógrafo Donato, foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.

Veja o famoso gato de botas

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -