Campos do Jordão - 1960


Campos do Jordão - 1960 - FS296 - 00

Vídeo Inédito - Campos do Jordão - Década de 1960 - Viagens e Eventos - Enviado em 13 de outubro de 2009 - XO I8I OX

Existe na internet e, inclusive no meu site www.camposdojordaocultura.com, no “pinhãozinho” - link - Vídeos, página 2/6 esse filme com a denominação “1968 - Campos do Jordão”, mostrando imagens inéditas e saudosas de Campos do Jordão da década de 1960.

OBSERVAÇÃO: Embora o título do vídeo seja “1968 - Campos do Jordão”, acredito que o título esteja equivocado. Não pode ser do ano de 1968. Digo isso baseado na imagem que aparece do Hotel Estoril, em fase de construção. O Hotel Estoril foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1962. Portanto, em 1968, o Hotel Estoril já estava totalmente concluído e em plena atividade. Assim sendo arrisco afirmar que esse filme seja de meados do ano de 1961.

No vídeo, dentre outras pessoas, o saudoso Henry Jean Jacques Perroy, idealizador e criador do Bairro Descansópolis, onde residiu com a família durante várias décadas.

Perroy, como era comumente chamado, quando comprou vasta área das terras denominadas Fazenda Correntinos, com 700 alqueires, posteriormente, denominou-as Descansópolis.

Em 1942, adquirindo mais terras, por intermédio da Agricobraz – Sociedade da Expansão Agrícola e Comercial Ltda., de sua propriedade, Henry Jean Jacques Perroy criou vários loteamentos e construiu residências, dando a cada um deles os nomes de seus filhos – Chantal, Marie-France, Cristiane, Bernard e Olivier. Também criou os loteamentos Águas Claras e Passos na Mantiqueira.

Henry Jean Jacques Perroy foi o idealizador do famoso e tradicional Hotel Rancho Alegre, que dignificou a classe hoteleira de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960, também fervoroso propagador das qualidades climáticas e naturais de Campos do Jordão, divulgando-as no país e no exterior, vislumbrando no desenvolvimento da "indústria sem chaminés" a única alternativa de progresso da Estância.

Também, foi o idealizador da “Casa do Poeta”, construída em sua propriedade no Bairro Dencansópolis, local que ficou famoso durante as décadas de 1940 até 1970. Nesse local reuniam-se pessoas amantes da literatura e das poesias, dentre elas o famoso Guilherme de Almeida, o Príncipe dos poetas brasileiros.

Nesse vídeo é possível ver também: imagens da Vila Abernéssia, do Mercado Municipal, a famosa Máquina T1 da Estrada de Ferro Campos do Jordão puxando um vagão, o prédio da antiga Prefeitura Municipal, a Casa do Poeta, a Fonte de Nossa Senhora das Graças, Estação da Vila Jaguaribe e outras raridades.

A seguir poderão ver uma seleção de cenas desse vídeo histórico em forma de fotografias, tiradas do próprio filme.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -