Campos do Jordão - 1960


Campos do Jordão - 1960 - FS296 - 10

A antiga e saudosa sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

A foto da década de 1960 mostra, o lindo, tradicional e saudoso prédio construído no final da década de 1920, que pertenceu à Sra. Maria Emília Sampaio Camargo que, juntamente com Floriano Rodrigues Pinheiro, José Torres, Marco Antonio Nogueira Cardoso, Nestor Ferreira da Rocha e Orivaldo Lima Cardoso e os drs. Antonio Gavião Gonzaga, Aristides de Souza Melo, Clóvis Corrêa, Décio Queirós Teles, Eduardo Levy Plínio da Rocha Mattos e Raphael de Paula Souza, no dia 16 de janeiro de 1931, fundaram a Associação dos Sanatorinhos Populares de Campos do Jordão, tendo ela sido sua primeira Presidente no período de 1931/1932. Esse prédio serviu como sua residência por alguns anos. Além desse prédio, ela era proprietária de muitos outros aqui em Campos do Jordão, localizados em Vila Abernéssia. Ficava ao lado do antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, também, na mesma Vila.

Na década de 1930 o prédio abrigou uma das primeiras escolas de Campos do Jordão. Na época, de curso básico, posteriormente denominado curso primário.

Posteriormente, durante mais de quatro décadas, esse prédio foi utilizado como Sede da Prefeitura Municipal Sanitária de Campos do Jordão, posteriormente, da Estância de Campos do Jordão.

Lamentavelmente, esse prédio tradicional, de linda arquitetura, não chegou a ser tombado pelo Patrimônio Histórico, foi demolido na calada da madrugada, numa noite de sábado para domingo, no ano de 1994. Quando a maioria da população de Campos do Jordão que se preocupa com nossa história e cultura viu o que estava sendo feito com o tradicional prédio, não adiantava mais nada. A demolição já estava praticamente concluída. Nenhuma providência no sentido de embargar a demolição iria trazer o prédio de volta.

Depois da demolição, durante muito tempo, nada foi construído no terreno. Permaneceu praticamente vazio, abrigando nos fundos, somente antiga e pequena construção de madeira, utilizada no passado, como anexo da Prefeitura. A partir do ano de 2013 foi iniciada a construção de prédios ocupando totalmente a área. Esses prédios são constituídos de áreas comerciais para locação.

Hoje somente a saudade do prédio maravilhoso que, no passado, encantava jordanenses e turistas.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -