Carnaval no Cine Jandyra - 1930


Carnaval no Cine Jandyra - 1930 - FS23 02

No final da década de 1930, parte da decoração de Carnaval do salão do famoso Cine Jandyra.

O Salão do Cinema, nas épocas do Carnaval, era todo decorado com motivos alusivos à data. Normalmente, essa decoração era dedicada a homenagear Pierrot e Colombina.

O antigo, tradicional e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão, construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo benemérito Dr. Robert John Reid. Esse Cinema, situado no mesmo local do prédio onde até alguns anos passados, estiveram sediados: O Posto Fiscal do Estado, A coletoria Estadual, A Caixa Econômica Federal e a Agência do I.N.S.S.. Ao lado desse prédio, estava sediada a antiga Agência do Banco Mercantil de São Paulo, atualmente, no local, está sediada a loja das “Casas Bahia”. No prédio sediado no local do antigo Cine Jandyra, atualmente, dentre outros estabelecimentos comerciais, está localizada a “Papelaria Aquarela”.

O Cine Jandyra foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e dos mais animados Bailes carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

Seu salão foi, durante muitos anos, habilmente decorado com motivos carnavalescos, feitos com muito carinho, dedicação e arte pelo Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pessoa importante no desenvolvimento de Campos do Jordão e que deixou parte de nossa história registrada em seu Jornal "A Cidade". Também foi, nosso político brilhante e notável. O Sr. Cintra, algumas vezes, para viabilizar a decoração do Salão, foi auxiliado pelo experiente e competente artista plástico Carlos Barreto, um verdadeiro Mestre da pintura que aqui viveu por vários anos.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -