Estação Toriba - 1940


Estação Toriba - 1940 - FS301 - 06

- Na foto da década de 1940, a simpática e bela estaçãozinha Toriba, com o Bonde A-2, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que fazia regularmente a linha ou percurso entre as Cidades de Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa. Embora esses Bondes tivessem a finalidade de transportar passageiros entre o percurso previsto, também eram o único meio de transporte para as pessoas que moravam ao longo desse percurso, especialmente, os inúmeros produtores rurais que, durante várias décadas, foram responsáveis pelo abastecimento de frutas, legumes e verduras, para Campos do Jordão, Vale do Paraíba e até São Paulo, cuja produção também era transportada através da ferrovia. Grande parte desses agricultores e produtores rurais eram japoneses ou de descendência nipônica, fazendo parte da famosa e operante Colônia Renópolis, sediada na descida de serra, há alguns quilômetros dessa Estação do Hotel Toriba, já no Município de Santo Antonio do Pinhal.

O transporte através dos Bondes era feito de maneira revezada com outros Bondes, em quatro horários diários, com cruzamentos no alto da Serra, na Estação de Santo Antonio do Pinhal, anteriormente Estação de Eugênio Lefèvre.

Esse único meio de transporte também era utilizado pelos filhos de lavradores e agricultores sediados ao longo do percurso da ferrovia e que vinham estudar em Campos do Jordão ou iam para outros colégios de Pindamonhangaba, retornando no final dos dias para seus lares. Vinham ou iam cedo, no primeiro Bonde e voltavam no final da tarde, no último. Assim, os Bondes de carreira como eram chamados, também faziam importante trabalho de transporte subúrbio.

A Estaçãozinha Toriba, localizada no quilômetro 37.693 da ferrovia, numa altitude de 1.7629 metros, foi inaugurada no ano de 1943, mesmo ano da inauguração do Hotel Toriba. Foi construída pelo próprio hotel, para facilitar a chegada e a partida dos hóspedes que utilizavam desse meio de transporte.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -