Uma bela e interessante foto mostrando o momento de uma feira livre, com certeza, num sábado, da década de 1940,l com alguns comerciantes e produtores rurais expondo seus produtos espalhados no chão, sobre esteiras e jacás de bambu ou taquara. Também, algumas pequenas bancas sem cobertura e, mais ao fundo, algumas bancas com coberturas. Também na foto, grande número de compradores de produtos e pessoas visitando a feira.
À direita da foto o prédio do segundo Mercado Municipal de Campos do Jordão, que aproveitou boa parte do prédio do mercado anterior, sendo introduzidas várias ampliações, foi construído mais um galpão que, praticamente, dobrou a área do anterior. Do lado de fora, no lado esquerdo de quem olha de frente para o prédio, foram construídos vários boxes onde estavam situados a pastelaria, os bares, as frutarias, as lojinhas e outros pequenos ramos de atividade.
Esse prédio estava situado em Vila Abernéssia, no mesmo local onde hoje está sediado parte do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, ao lado da antiga Agência da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, hoje Agência do Banco do Brasil nº 02.
Na foto, ao fundo e à esquerda, o prédio até pouco tempo existente, agora totalmente reformado, onde, na época, estava sediado o Hotel Central, depois Hotel São Francisco, na esquina com a travessa Próspero Olivetti, que dá acesso à nossa Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ao lado o Açougue São José e, mais à direita, o prédio ainda existente, onde até pouco tempo esteve sediado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.
Esse Mercado deixou de existir a partir do final da década de 1950 quando, no dia 16 de novembro de 1958, foi inaugurado o Mercado Municipal atual, durante a administração do prefeito Dr. Antonio Nicola Padula, embora inaugurado precocemente, durante a administração do prefeito interino Geraldo Osório de Figueiredo.
|