José de Oliveira Damas


José de Oliveira Damas - FS303 - 05 A

José de Oliveira Damas- Filho de Martinho de Oliveira Damas e D. Joaquina da Costa Damas, neto paterno de José de Oliveira e de D. Maria Joaquina e neto materno de Luiz José da Costa Bernardes e de D. Maria Nunes. Nasceu em São Martinho da Sardoura, freguesia portuguesa do Concelho de Castelo de Paiva - Portugal, 26/maio/1885 - Campos do Jordão 23/outubro/1954. Um dos sobrinhos do grande e magnânimo Sebastião de Oliveira Damas, o grande, dedicado e generoso Empreiteiro responsável pela construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Com seu tio veio trabalhar na construção da ferrovia nos anos de 1912 a 1914. Depois da inauguração da ferrovia em 15/novembro/1914 fixou residência em Campos do Jordão. Foi casado com D. Eugênia Ribeiro Damas e tiveram dez filhos: Dulce, casada com o saudoso Sr. Afonso José Pereira. Arminda, casada com o saudoso Sr. Ruy Pereira de Castro, Maria José, a Lola, casada com o saudoso Sr. Álvaro Cavalheiro, Terezinha, casada com o Sr. Paschoal Scófano, Áurea, Maria Izabel, casada com o saudoso Sr. Mário Crisol Donha, Eunice, que foi casada com o Sr. Rubens Sirin, Ana Maria, José e Luiz, casado com a Sra. Jurema Damas. Mesmo acometido de enfermidade que lhe paralisou “parcialmente o organismo, continuou sem esmorecimento, na faina diária de um trabalho construtivo, conseguindo criar e educar a numerosa prole que por certo seguiu o seu maravilhoso exemplo”. Muito contribuiu para o desenvolvimento e progresso de Campos do Jordão. Foi irmão dos Srs. Antonio de Oliveira Damas e Luiz de Oliveira Damas que, também vieram da região de Castelo de Paiva - Portugal e residiram aqui em Campos do Jordão. Antonio ficou residindo em Campos do Jordão e Luiz, depois de muitos anos, voltou para Portugal.

A numerosa Família de José de Oliveira Damas e Dona Eugênia Damas, com os dez filhos, residiram, por muitos anos, em uma bela chácara, localizada em Vila Capivari, ao lado de uma pequena Parada dos Bondes da Estrada de Ferro Campos do Jordão, proximidades do Grande Hotel de Campos do Jordão, posteriormente denominada Parada Damas. Atualmente esta propriedade pertence aos “Jardins Orientais”, da laboriosa Família Nodomi. José de Oliveira Damas

A Parada Damas, pequenina e charmosa, não deixa de ser uma bela obra arquitetônica, admirada por muitos que freqüentam e que amam Campos do Jordão. Ela, a penúltima parada no sentido da Estação Emílio Ribas, situada na Vila Capivari, foi construída no ano de 1939, no quilômetro 45,8 da ferrovia, local situado a 1.578 metros de altitude.

Ela, a princípio, homenageava a numerosa Família Damas, de José de Oliveira Damas e Dona Eugênia Damas.

A arquitetura da Parada Damas, com apenas dois pilares fundidos em puro concreto, simbolicamente, de forma estilizada, lembram o formato dos maravilhosos pinheiros de Campos do Jordão (araucária angustifolia ou brasiliensis). Essa pequenina Parada ferroviária foi de grande importância na época da tuberculose, para o embarque e desembarque de passageiros que vinham de todos rincões brasileiros, através dos Bondinhos, especialmente para aqueles que procuravam Campos do Jordão em busca do seu clima privilegiado, na esperança da tão almejada cura, tendo em vista que, naquela época, não existiam medicamentos específicos e eficazes, somente o clima, a boa alimentação e o repouso regrados.

A Parada Damas foi tombada historicamente no dia 18 de julho para lembrar a data 18/julho/1912, em que Sebastião de Oliveira Damas assinou o importante Contrato como Empreiteiro, para a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada pelos grandes e importantes médicos sanitaristas Dr. Emílio Ribas e Victor Godinho. A partir dessa importante data começou o importante e benéfico vínculo de toda Família Damas com Campos do Jordão.

O tombamento da Parada Damas, no dia 18, marca também uma parceria da família com a cidade, iniciada em 18 de julho de 1912, quando a Companhia Paulista celebrou contrato com Sebastião de Oliveira Damas, para a construção da Estrada de Ferro, iniciando, a partir dessa data, um forte e benéfico vínculo de toda a Família Damas com Campos do Jordão.

A partir da data do seu Tombamento Histórico, ocorrido no dia 18/julho/2014, a Parada Damas homenageia, não somente a Família de José de Oliveira Damas acima mencionada, mas também, de forma global e indistintamente, toda grande Família Damas e seus inúmeros integrantes, que muito contribuíram para engrandecimento e progresso de Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -