EFCJ - Máquina T1 - 1960


EFCJ - Máquina T1 - 1960 - FS309 - 01

- Uma bela foto do início da década de 1960 mostrando a nossa tradicional, histórica e maravilhosa Máquina ou locomotiva elétrica, denominada T1, trafegando tranquilamente nos trilhos da nossa já centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão - E.F.C.J. (15/11/1914 - 15/11/2014). Na oportunidade, puxando um dos maravilhosos vagões denominados “classinhas”, para transporte de passageiros, passava sobre o pontilhão sobre o Rio que cruza a Av. Dr. Januário Miráglia, quase em frente à atual e famosa Padaria Donabela. Bem ao fundo da foto o topo do conhecido Morro das Andorinhas, praticamente intacto, situado bem atrás do nosso Mercado Municipal. À esquerda da foto, bem próximo ao local onde aparece um majestoso Pinheiro (araucária angustifólia ou brasiliensis), atualmente está sediado o tradicional Supermercado “Pão de Açúcar”.

Um pouco da história da Máquina ou locomotiva T1: “Uma alemãzinha para o Brasil” - A T1 (o "T" significa tração), pequena e antiga locomotiva elétrica, tipo “steeple-cab”, fabricada no ano de 1924, na Alemanha, pela Siemens-Schuckert/Mann - (M.A.N. (Maschinenfabrik Augsburg-Nuremberg). Originalmente foi fabricada para a Companhia Guarujá (Tramway Guarujá). Ela tinha potência total de 104 HP, proporcionada por dois motores elétricos com auto-resfriamento, peso de 14.600 kg e capacidade de tracionar um trem de 32 toneladas a 40 km/h. Após o desmantelamento da Tramway Guarujá em 1956, a locomotiva elétrica T1 foi transferida para a Estrada de Ferro Campos de Jordão.

Em Campos do Jordão, por mais de uma década, a partir dos anos 1960, esta locomotiva elétrica T1 puxava carros para transporte de passageiros, os famosos vagões chamados de “classinhas”, no percurso entre as Vilas Capivari, partindo da Estação Emílio Ribas, passando pelas Vilas Jaguaribe, Estação de Vila Abernéssia, até a Parada São Cristóvão e vice-versa.

Em 1972 a máquina T1, a nossa rara locomotiva elétrica, hoje praticamente uma peça importante para decorar dignamente um Museu Ferroviário, infelizmente foi desativada e retirada do tráfego ferroviário, pela administração da ferrovia.

Durante aproximadamente 40 (quarenta) anos, ficou imobilizada e foi utilizada para acionar os comandos do teleférico, também pertencente à ferrovia e que liga a estação Emílio Ribas de Vila Capivari ao alto do Morro do Elefante. Permaneceu nessa função até o ano de 2013.

A partir do ano de 2013, após a instalação da nova cabine e comando para o Teleférico, foi retirada dessa função. Durante algum tempo ficou exposta em frente à plataforma da Estação Emílio Ribas em Vila Capivari, encantando os admiradores e amigos da ferrovia. Atualmente está na magnífica Oficina da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na cidade de Pindamonhangaba. Em breve, estará recebendo o carinhoso, dedicado e maravilhoso trabalho dos grandes “artesãos” das oficinas da ferrovia. Com certeza absoluta, receberá hábil e valoroso trabalho de restauração. Posteriormente, esperamos, juntamente com outras relíquias ferroviárias, estará integrando o acervo do “Centro de Memória da EFCJ”, situado na antiga Estação Emílio Ribas, em Vila Capivari.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -