Na bela foto da década de 1950, nas proximidades da Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada em Vila Capivari o Vagão V1. A Ferrovia tinha dois desses vagões, o V1 que aparece na foto e o V2. Eles eram fechados e especialmente utilizados para o transporte de cargas especiais que deveriam evitar chuva e umidade. Eram utilizados, também, entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, para o transporte dos malotes dos Correios, com envelopes de cartas e documentos. Também transportava os jornais e revistas, destinados às principais livrarias e bancas especializadas de Campos do Jordão.
Na foto, ao fundo, o Morro do Elefante, totalmente primitivo, ainda sem qualquer intervenção maléfica que, infelizmente, deturpou e maculou sua preciosa imagem. Nessa época e, ainda durante alguns anos, no topo do morro não existiam as inúmeras construções atuais. Havia somente uma tradicional cruz, a princípio, de madeira, queimada por ação de vândalos, posteriormente substituída por uma de concreto que, por muitos anos, ornamentou o topo do morro, dando oportunidade para que todos pudessem ajoelhar e agradecer ao Criador por tamanha bondade e generosidade. Todos que subiam o morro e alcançavam essa simples cruz de concreto, ficavam encantados com a maravilhosa visão de 360 graus de Campos do Jordão, especialmente, da Vila Capivari. Na oportunidade desta foto, o topo do Morro do Elefante ainda estava sem a cruz.
À esquerda da foto uma das muitas casas de propriedade da Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde residiam funcionários que trabalhavam na Ferrovia, com suas respectivas famílias.
|