Pedra do Baú - Rampa de serviço


Pedra do Baú - Rampa de serviço - FS312 - 08

Uma foto diferente, inédita e histórica mostrando uma simples rampa de madeira, Essa rampa foi especialmente construída ligando o topo da Pedra do Baú ao solo existente em sua base. Por essa rampa, durante a construção da casinha ou abrigo que foi instalado sobre a Pedra do Baú, desciam sobras de materiais e entulhos que necessitavam ser retirados e voltar para o solo na base da mesma, evitando que fossem, perigosamente, jogados lá de cima, podendo causar grandes transtornos e até acidentes fatais.

A casinha construída em cima da Pedra do Baú, na década de 1940, era dotada de 21 camas de campanha, especialmente para pernoite de alpinistas. Era feita de tijolos e madeira, com telhado de cobre, com sistema próprio para armazenamento das águas pluviais. Foi construída pelo Empreiteiro Floriano Rodrigues Pinheiro, sob o patrocínio do empresário Dr. Luiz Dumont Villares. Na frente dessa casinha havia um pedestal que sustentava uma placa e um sino de bronze para ser tocado quando da conclusão das escaladas. A placa tinha os seguintes dizeres : “Refúgio Antonio Cortez / Escalado em 12.8.1940 / Inaugurado em 1948 / Altitude 1.900 Mts.”

Nada disso existe atualmente, a linda casinha do topo da Pedra do Baú, foi totalmente destruída por ações de puro vandalismo, juntamente com todos pertences que adornavam seu interior, inclusive diversos livros e objetos de decoração, cozinha com vários utensílios, lareira, sistema de água, a placa, o sino e muitas outras coisas, Hoje somente é possível ver alguns vestígios da sua fundação.

A Pedra do Baú

A Pedra do Baú faz parte do chamado Complexo do Baú. Esse complexo é um conjunto de rochas gnaissicas (Rocha metamórfica feldspática laminada, nitidamente cristalina, e de composição mineralógica muito variável). É formado por três rochas: a Pedra do Baú é a principal, a maior e mais alta, com 1.950 metros de altitude; as outras duas, localizadas ao redor da principal, o Bauzinho, com 1.760 metros de altitude e a Ana Chata, com 1.670 metros de altitude.

Em terras vizinhas a Campos do Jordão, no município de São Bento do Sapucaí, no Estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira, está assentada a majestosa Pedra do Baú. É um imponente bloco de granito com base de 540 metros de comprimento, 40 metros de largura e 340 metros de altura, numa altitude de 1.950 metros. Obrigatoriamente, a Pedra do Baú, um dos principais cartões postais de Campos do Jordão, faz parte do nosso roteiro turístico, podendo ser avistada de quase todo o município.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -