Lebrun, Donato e Luciana


Lebrun, Donato e Luciana - FS327 - 05A

Na foto do dia 11 de agosto do ano de 1966, em frente ao tradicional “Restaurante Nevada”, já de propriedade do Sr. José Manoel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, da esquerda para a direita: Emile Xavier Raymond Lebrun, mais conhecido como Monsieur Lebrun, a linda garotinha Luciana Vitória Donato e seu pai o saudoso amigo Orestes Mário Donato que, nesse dia, estava completando 44 anos de vida.

O saudoso amigo, belga de nascimento, jordanense de coração, monsieur Emile Xavier Raymond Lebrun, pai do saudoso Guy Lebrun, grande cartunista e desenhista, responsável pela elaboração de muitos desenhos animados e comerciais, para nossa televisão brasileira, nas décadas de 1950 a 1970.

Emile Xavier Raymond Lebrun, mais conhecido em Campos do Jordão, como Monsieur Lebrun, nascido na Bélgica, porém residindo por boa parte da sua vida na França, veio para o Brasil para reencontrar o filho Guy Boris Lebrun, logo depois do falecimento de sua esposa Georgette Pasquier. Primeiramente Monsieur Lebrun residiu na Capital São Paulo. Logo que ficou sabendo da existência de uma cidadezinha localizada em região montanhosa, com clima semelhante ao europeu, não demorou e não teve dúvidas, subiu rumo às montanhas dos Campos do Jordão e nunca mais saiu. Permaneceu na cidade até os últimos dias da sua vida. Em Campos do Jordão, primeiramente, foi proprietário do Hotel Everest, situado em Vila Capivari, nas proximidades do conhecido Pensionato São José, no mesmo prédio onde anteriormente esteve estabelecida a famosa Pensão Glória e, posteriormente, o Hotel Helvetia.

Depois que vendeu o Hotel, Monsieur Lebrun passou a residir em uma das casinhas pertencentes ao Campos do Jordão Tênis Clube, localizada na área próxima às quadras de tênis. Com grande habilidade, especialmente com a famosa serrinha tico-tico e os pincéis, passou a trabalhar com a confecção de placas e logotipos comerciais, tendo feito muito sucesso na época.

Em várias oportunidades, Monsieur Lebrun nos brindou no Tênis Clube, com pequenos recitais de músicas clássicas, tocadas com grande habilidade em seu violoncelo, que ele, carinhosamente denominava rabecão.

Segundo o próprio Monsieur Lebrun, durante vários anos, participou como músico e membro da Orquestra Filarmônica da Bélgica.

OBS: Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.

Conheça mais sobre o amigo Donato

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -