Vila Abernéssia - 1920


Vila Abernéssia - 1920 - FS329 - 04

Uma bela foto da Vila Abernéssia do final da década de 1920, início da década de 1930.

À esquerda da foto, a casa que aparece ao lado prédio maior é onde funcionou durante vários anos, o Cartório do Registro Civil, cujo tabelião era o Sr. Sebastião Pinto. Nesse local, posteriormente, foi construída a sede do Banco Mercantil de São Paulo, do Grupo Gastão Vidigal. Atualmente, com o fechamento do Banco Mercantil de São Paulo esse prédio sedia a tradicional "Casas Bahia".

O prédio branco e maior é o antigo, tradicional e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra,construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo Dr. Robert John Reid. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940.A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

Nesse Cine Jandyra foram realizados os maiores Carnavais das décadas de 1920 a 1940. Seu salão foi, durante muitos anos, habilmente decorado com motivos carnavalescos, feitos com muito carinho, dedicação e arte pelo Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pessoa importante no desenvolvimento de Campos do Jordão e que deixou parte de nossa história registrada em seu Jornal "A Cidade". Também foi, nosso político brilhante e notável.

Ao lado direito do Cine Jandyra, já na Rua Brigadeiro Jordão, a casa que existia até ano de 2008, demolida para a construção de um centro comercial, localizada ao lado da atual "Meta Ferramentas".

Ao centro da foto a antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Essa Estação foi demolida e no mesmo local foi construída uma nova Estação que permanece até os dias atuais. Também, ao centro da foto, um pouco mais acima da Estação, com muita vegetação na confluência de dois morros, a enorme depressão, onde posteriormente, foi erguida a sede da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi. Um pouco mais à direita da foto, prédios da Rua Brigadeiro Jordão, inclusive, o prédio mais antigo de Campos do Jordão, o Palacetti Olivetti, idealizado pelo seu proprietário Próspero Olivetti, construído entre 1919 e 1921, pelo português Carlos de Oliveira Rocha, natural de Castelo de Paiva, Portugal,

Um pouco mais acima, na área não construída, o local onde posteriormente, a partir da década de 1930, foi construída a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus. Um pouco mais à direita, o prédio onde, durante muitos anos, esteve sediada a tradicional Pensão Azul, local que hospedou muitas pessoas que vieram para Campos do Jordão em busca do clima privilegiado na esperança da cura para a tuberculose.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -