Uma bela foto da nossa Vila Abernéssia da década de 1940.
Ao centro o nosso Jardim de Vila Abernéssia, na realidade, a nossa importante e querida Praça da Bandeira, inaugurada em festividade marcante, prestigiada por grande parte da população de Campos do Jordão e diversas autoridades, no dia 19 de novembro de 1942, durante a administração do prefeito municipal Dr. Lourival Francisco dos Santos (10/06/1941 a 12/07/1946). O prefeito municipal, na oportunidade, bastante entusiasmado e até emocionado, falou da importância da praça, especialmente como principal ponto de encontro da população jordanense e, também, como importante registro da nossa história e motivo de orgulho para as gerações vindouras.
Desde sua inauguração, esse Jardim tinha seus canteiros bordados com os tradicionais e inesquecíveis buxinhos, ao fino estilo clássico francês, desenhados, especialmente, pelo saudoso, famoso e hábil artista plástico Carlos Barreto, que residiu em Campos do Jordão, em busca da cura para a tuberculose. O tradicional Jardim de Vila Abernéssia e os lindos canteiros de buxinhos, infelizmente, foi quase totalmente descaracterizado, no ano de 2012.
Na foto, o nosso Jardim, a Praça da Bandeira, estava em fase inicial de formação. Já estava construída a linda e saudosa pérgula de glicínias que encantava Jordanenses e turistas, infelizmente destruída na década de 1960.
A foto mostra do lado direito, um pouquinho da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, a nossa Igreja Matriz de Campos do Jordão. Essa Igreja teve sua pedra fundamental lançada em 29/06/1931 e teve sua capela-mor inaugurada em 1936, porém, a torre gótica principal, somente foi concluída no ano de 1942.
Pouco mais acima, à esquerda o prédio ainda existente onde, na época, estava sediado o Hotel Brasil onde, na parte térrea está sediado o Restaurante e Pizzaria do Serginho; o prédio do Palacete Olivetti, onde, durante muitos anos, esteve estabelecido o Hotel Montanhês, do casal Sr. Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme e, posteriormente, por alguns anos, a sede da Prefeitura Municipal; o antigo prédio onde por várias décadas estiveram sediados, os Escritórios, da Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão, CSME - Companhia Sul Mineira de Eletricidade, CEMIG - Centrais Elétricas de Minas Gerais, CESP - Companhia Energética de São Paulo. Nesse local, a Cesp construiu um novo prédio e, ainda permaneceu por muitos anos; posteriormente a Elektro, na época em que ocorreu a privatização da CESP, assumiu o controle da distribuição da energia elétrica para a cidade, permanecendo no local por algum tempo, com Escritório e Agência de Atendimento; o antigo prédio onde esteve sediada por muitos anos a Casa Jarbas dos irmãos Bráulio e Hanaud de Almeida Ramos. No mesmo local, também, por vários anos, esteve sediada a REMATEC - Revendedora de Materiais para Construção.
|