Raridade - 7 noites e 7 dias...


Raridade - 7  noites e 7 dias... - FS331 - 01

Uma raridade histórica.

É uma simples tira de couro, especialmente elaborada para ser usada como marcador de páginas de livros. Este marcador de livros é muito especial. Foi elaborado pela saudosa e famosa loja de lembranças típicas de Campos do Jordão, “Vila das Lembranças”.

Esse marcador de livros foi especialmente elaborado para ser adquirido e, também, distribuído como presente e lembrança do durante o grande evento intitulado “Sete Noites e Sete dias, de Romance e Poesia”, idealizado pelo saudoso Plínio Freire de Sá Campello e realizado no período de 17 a 27 de novembro de 1961, durante a administração do dr. José Antonio Padovan, projetando o nome de Campos do Jordão no cenário cultural do Brasil. Durante uma semana, em homenagem à Inteligência Brasileira, Campello idealizou e fez instalar no topo dos morros da cidade, piras que ficavam acesas durante todo o evento, dando um aspecto inusitado ao centro das vilas Abernéssia, Jaguaribe e Capivari.

Na frente do marcador foi pirogravado no couro “ Sete noites e set dias de romance e poesia” - Campos do Jordão Nov. 1961. No verso do marcador, também pirogravado “Recordação da Vila das Lembranças”. Tanto na frente como no verso existia, talvez, também pirogravado, o famoso “Gato de Botas”, porém, o tempo acabou apagando. Com o auxílio do Photoshop, coloquei o gatinho simpático de volta no marcador de livros.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a cidade de Campos do Jordão sentia-se orgulhosa em poder contar com uma loja maravilhosa, bem montada e com inúmeras sugestões de presentes, finamente escolhidos e, muitos, confeccionados por mãos hábeis de artesãos jordanenses. Essa loja denominada “Vila das Lembranças” atraia grande número de pessoas da cidade e, especialmente, turistas. Foi a primeira loja de presentes e lembranças típicas de Campos do Jordão e estava localizada na Vila Abernéssia, proximidades do nosso atual Correios e Telégrafos, no prédio onde, durante vários anos, esteve estabelecida a saudosa “Comercial Ceibel”, especializada em utilidades domésticas e presentes diversos, de propriedade do saudoso amigo Waldyr Bitetti.

O nome - “Vila das Lembranças”, foi muito bem escolhido pelos seus proprietários, Sra. Zilah de Lauro e Sr. Jurandir Rocha Moreira. Ficou conhecida também, como: “Vila das Lembranças, a casa do Gato de Botas”. O famoso Gato de Botas, que passou a fazer parte do logotipo e a identificar a tradicional Loja de artesanatos, presentes e lembranças típicas de Campos do Jordão, foi idealizado pelo grande artista plástico José Aloízio Diana que, inclusive, adorava usar finas fantasias e abrilhantar os tradicionais e saudosos Carnavais de Campos do Jordão. Aloízio, durante muitos anos, trabalhou nos hotéis Toriba e Bologna.

OBS: Este marcador que pertenceu ao saudoso amigo Orestes Mário Donato e foi gentilmente disponibilizado pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.

Conheça mais sobre o amigo Donato

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -