Cadij - Centenário da cidade 1974


Cadij - Centenário da cidade 1974 - FS332 - 09

Esta foto da década de 1970 mostra uma flâmula, na época, muito utilizada para registrar grandes comemorações e eventos. Essa flâmula, idealizada pelo saudoso amigo Orestes Mário Donato, mais conhecido como Donato, distribuída como lembrança do Centenário da Fundação de Campos do Jordão (29/04/1874 - 29/045/1974), dizia: “Homenagem do Centenário da Fundação de Campos do Jordão 1874/1974 - Campos do Jordão - 1.700 metros acima das preocupações (frase idealizada pelo saudoso amigo Plínio Freire de Sá Campello.

Nessa mesma flâmula, patrocinada pela CADIJ Imóveis que, na época, completava 23 anos de existência de grandes atividades - 1951/1974.

Orestes Mário Donato, mais conhecido como Donato, desde que chegou em Campos do Jordão para tratamento de saúde em 1948 e, depois de curado, aqui residindo até o ano de 2004, sempre se destacou em diversas atividades profissionais, como jornalista, desenhista e projetista, fotógrafo, idealizador e criador do primeiro mapa turístico da cidade, idealizador e criador de vários logotipos para empresas da cidade, dentre elas; CADIJ Imóveis, CIMAPE - Corretora de Imóveis, Predial J.P.Seabra, Laticínios Jordanense S/A, com seus afamados produtos “Bel-Air”, “Cremerie- Hot Dog´s”, MALÚ - Decorações, Imobiliária “ROCHA”, “Bruno´s Bar”, “Hotel Bologna”, “Restaurante Nevada”, “La Bottega Italiana”, a primeira Malharia de Campos do Jordão e muitas outras.

A Empresa CADIJ - Construtora e Imobiliária Ltda., foi inaugurada em 21 de abril de 1951, pelo saudoso Antonio Leite Marques, que ficou conhecido como Toninho da Cadij. A Cadij, desde o início, sempre esteve estabelecida na Av. Macedo Soares, 174, em Vila Capivari. O nome Cadij foi idealizado pelo saudoso Orestes Mário Donato, grande projetista, fotógrafo, desenhista, jornalista e especializado na idealização e criação de propagandas comerciais diversas, utilizando as abreviaturas de: Companhia Administradora e Distribuidora de Imóveis Jordanense. No ano de 1954 o Toninho, como sócio majoritário, resolveu separar as duas atividades, ficando somente com a parte da Imobiliária. A partir daí, o Dr. Marcos Wulf Siegel, associado da CADIJ, que havia chegado a Campos do Jordão no ano de 1953, com a separação das atividades, assumiu a Construtora. Assim, em 1954, fundou uma Construtora. Essa Construtora passou a ser denominada pelo nome, também da autoria de Orestes Mário Donato, COPEL, abreviatura de: Construções, Projetos e Engenharia Limitada. O Engenheiro responsável pela COPEL era o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza. Também fazia parte da administração o Professor Harly Trench. Orestes Mário Donato que, além das suas muitas outras habilidades, era especialista em projetos e desenhos, foi contratado para ser o projetista da COPEL.

A partir da década de 1960 o Antonio Leite Marques, o conhecido Toninho da Cadij, continuava enfrentando antigo e sério problema pulmonar, principal motivo de ter vindo para Campos do Jordão em busca da cura. Devido a isso, quase sempre estava ausente do trabalho, mas, felizmente, tinha como seu braço direito, no comando da CADIJ, um corretor de imóveis de muito sucesso, o competente, simpático e hábil Walter Nicolau, de saudosa memória. Assim, Toninho, impossibilitado de continuar à frente da imobiliária vendeu a CADIJ para o Walter Nicolau que continuou no seu comando até seus últimos dias no ano de 2014. A Cadij Imóveis, com toda sua pioneira tradição no comércio imobiliário de Campos do Jordão, continua em plena atividade, agora sob o comando da Família Nicolau. Neste ano de 2017, no dia 21 de abril, estará completando o seu 66º aniversário (21/04/1951 - 21/04/2017).

OBS: Esta foto, da autoria do saudoso Donato, foi gentilmente disponibilizado pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, a esposa e a filha do saudoso amigo Donato.

Conheça mais sobre o amigo Donato

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -