Rest. Nevada - Xícara histórica


Rest. Nevada - Xícara histórica - FS334 - 09

Esta é uma grande relíquia. É uma xícara de chá ou café muito utilizada no tradicional Restaurante Nevada de Campos do Jordão. Essa xícara eu ganhei do meu saudoso amigo Sr. José Manuel Gonçalves, mais conhecido como seu Zé do Nevada.

José Manuel Gonçalves, filho de Domingos de Oliveira e Sara do Nascimento, nasceu em Vinhais Portugal, em 17 de fevereiro de 1924. Veio para o Brasil no dia 05 de abril de 1949, através de uma “Carta de chamada” recebida de meia irmã que morava no Rio de Janeiro. Em seguida, veio morar em São Paulo onde trabalhou na “Confeitaria Bandeirante”, situada na Av. São João.

José Manuel Gonçalves, de saudosa memória, foi casado com a saudosa D.Lourdes. Se conheceram em São Paulo na casa de amigos comuns. O casamento foi realizado em Campos do Jordão, na Igreja de São Benedito, em Vila Capivari. Depois do casamento residiram em São Paulo até 1961 e, em seguida, vieram para Campos do Jordão para trabalhar na inauguração do Hotel Estoril, de propriedade do Sr. Alberto Bernardino e D. Gracinda. D. Lourdes era sobrinha do Sr. Alberto Bernardino que, também, era seu tutor, tendo em vista que ela, ainda muito criança, havia perdido os pais em Portugal. Assim sendo, o padrinho e tutor Alberto Bernardino a trouxe para o Brasil e colocou-a para trabalhar em São Paulo na casa de uma família amiga e conhecida.

Depois de trabalhar alguns anos como Gerente do Hotel Estoril, estabeleceu-se no ano de 1965, com o Restaurante Nevada, localizado no centrinho da Vila Capivari, na Av. Macedo Soares, 159.

No mesmo local onde o “Restaurante Nevada” está estabelecido desde o ano de 1965, vários outros estabelecimentos com comércio do mesmo ramo tentaram sucesso. Alguns conseguiram algum êxito, como o Restaurante “Ao Franciscano”, na década de 1950, inicialmente, de propriedade do saudoso Willie Schlote, um dos alemães tripulantes do famoso navio alemão Windhuk , depois, filial do tradicional Restaurante de São Paulo. Também conseguiu sucesso por vários anos, o “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando). Outros comerciantes estiveram estabelecidos no mesmo endereço, mas poucos conseguiram sucesso, dentre eles, os italianos Michelli Foschi e Mário Cavandoli, com a Confeitaria Italiana - CONFIT. Outros que se estabeleceram no mesmo local, só conseguiram decepções. Em determinada época, devido aos constantes insucessos dos comerciantes que naquele local tentavam se estabelecer, costumava-se dizer que ali havia caveira de burro enterrada. Esse encanto macabro somente foi definitivamente quebrado com a instalação do tradicional “Restaurante Nevada”, que obteve grande sucesso, introduzido pelas mãos competentes do lusitano de boa estirpe, Sr. José Manuel Gonçalves, também carinhosamente conhecido como Zé do Nevada. O Nevada, como ficou conhecido, permanece até hoje, porém mais sofisticado que outrora, agora, sob o comando e direção da sua segunda esposa Sonia Regina Gonçalves.

Posteriormente estabeleceu-se, também, com o Hotel Nevada que, atualmente, está sob a direção do Filho Nelson Gonçalves.

Durante 12 anos seguidos, foi dedicado e responsável presidente da Santa Casa de Campos do Jordão, “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Participou de diversas atividades ligadas a Entidades Assistenciais, sempre, colaborando e prestando relevantes serviços.

Ingressou no Lions Clube de Campos do Jordão no ano de 1973, tendo sido presidente e conselheiro, por várias vezes, participando de congressos nacionais e internacionais.

Em 29 de abril de 1982, durantes as comemorações do 108º Aniversário da Cidade de Campos do Jordão, recebeu na Câmara Municipal, o merecido título de Cidadão Emérito, pelos importantes serviços prestados à comunidade.

Depois de ter ficado viúvo de D. Maria de Lourdes Gonçalves, em 1986 casou-se com a Sra. Sonia Regina Gonçalves.

Em 13 de setembro de 1993, recebeu do Departamento Federal de Justiça, do Ministério da Justiça, importante certificado atribuindo-lhe e reconhecendo a Igualdade de Direitos e Obrigações Civis e Direitos Políticos no Brasil conforme artigos 2º , 3º e 5º do Decreto nº 70.436.

Infelizmente veio a falecer no dia 17 de março de 2001, com 77 anos de idade.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -