Excursão Rio de Janeiro -1962


Excursão Rio de Janeiro -1962 - FS336 - 02

Excursão de estudantes para o Rio de Janeiro. No ano de 1962, queridas e inesquecíveis professoras do nosso saudoso e maravilhoso CEENE – Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão resolveram organizar uma excursão para a linda cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Ficamos hospedados no tradicional, antigo e discutido Hotel do Estudante, pertencente ao Governo do Estado da Guanabara - Rio de Janeiro. Um hotel bastante simples, em prédio de vários andares, muito antigo, até bem mal conservado.

No Hotel do Estudante no Rio de Janeiro, uma surpresa desagradável nos perturbou demasiadamente. Na maioria dos andares do hotel dos estudantes faltava água. Alguns ainda conseguiam um pouco de água em poucas oportunidades. Problema sério para nós. No Rio de Janeiro, com aquele calor de mais de trinta e cinco graus à sombra. É possível imaginar jovens inquietos, andando e correndo a todo tempo, suando em bicas, sem a possibilidade de, ao menos uma vez no final do dia, tomar um reconfortante e necessário banho, ao menos de água fria. Situação lamentável e desesperadora que, infelizmente, permaneceu até o dia 21/09/1962. Durante três dias compramos algumas garrafas de água e tomamos “banho” totalmente superficial, lavando somente as partes mais recomendadas.

Nossa salvação foi a maravilhosa Associação Cristã de Moços - A.C.M. do Rio de Janeiro e a grande gentileza do seu inesquecível Presidente Sr. Félice Tatti que, em caráter excepcional, autorizou nosso ingresso nas dependências da sede da ACM durante toda a semana em que permaneceríamos no Rio de Janeiro. Orientou para procurarmos a secretaria da entidade, um a um, onde, após a devida identificação, receberíamos um cartão de visitante. Esse cartão nos autorizava a frequentar as dependências da ACM, praticar esportes, tomar banho, até utilizar serviços do restaurante, mediante pagamento dos valores estabelecidos para os sócios.

Todos os estudantes de Campos do Jordão, inclusive professoras, foram cadastrados na sede da ACM e cada um recebeu identificação, semelhante à mostrada, nos autorizando a freqüentar e usufruir das comodidades de sede.

Embora bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei, recentemente, entre meus guardados, encontrei a minha identificação da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, com a anotação - Visitante - Provisório - Nome - Edmundo F. Rocha - Válido até 24/9/62 - Data 21/9/62 - Assinatura ilegível - Funcionário

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -