A foto da década de 1980, mostra em sua parte inferior, a Av. Dr. Januário Miráglia, no trecho compreendido entre a atual Obra Social ASSISO, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, até a esquina anterior onde hoje estão sediados, a Agência da Caixa Econômica Federal e o Supermercado Paratodos.
Bem ao centro da foto, ainda aparece parte da casa construída e pertencente a Joaquim Ferreira da Rocha, a primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia, construída no ano de 1914, onde hoje está sediada a Obra Social ASSISO. Ao lado direito dessa casa, um prédio novo já construído pela Irmandade do Sagrado Coração de Jesus. Ainda, ao lado desse prédio, é possível ver parte do imenso peral plantado por meu avô Joaquim Ferreira da Rocha que produzia, em enorme quantidade, vários tipos de deliciosas peras. Um pouco acima, várias casas construídas no Loteamento Vila Fracalanza, situado no local onde antigamente estava sediada a famosa e antiga Pensão “Sans Souci”, construída pelo Dr. José de Magalhães (o próprio da tragédia em que foi morto pelo Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista, por desavenças e desentendimentos ligados a questões de divisas de suas terras).
Ao fundo e pouco à esquerda, o local da antiga e famosa “Favela” e o morro onde hoje está sediado o Loteamento Floriano Rodrigues Pinheiro, anteriormente Vila São Paulo.
|