Hotel Bolgna - 1956


Hotel Bolgna - 1956 - FS365 - 01

Esta propaganda do tradicional “Hotel Bologna”, um dos pioneiros da hotelaria de Campos do Jordão, foi publicada no Boletim Informativo do “Rotary Club de Campos do Jordão”, do período de 04 a 07 de abril de 1956. Nessa ocasião o Presidente do Rotary Clube de Campos do Jordão era o saudoso amigo Sr. Délio Rangel Pestana que, na época e, durante várias décadas, também foi o Oficial Titular do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão. O vice-presidente do Rotary nessa época era o saudoso Sr. Pedro Paulo.

O Hotel Bologna surgiu na década de 1950. Inicialmente teve sua sede localizada na Av. Macedo Soares, 647, bem em frente ao atual e tradicional “Só Queijo”. Além de hotel sempre atendeu com os serviços de restaurante, com a tradicional culinária italiana. Esteve, durante algum tempo, sediado num lindo sobrado, na época pertencente ao saudoso Sr. Orivaldo Lima Cardoso, um dos proprietários da tradicional INCOS - Cia. Industrial e Comercial de Campos do Jordão, especializada em materiais para construção. O Hotel Bologna foi idealizado pelo italiano Augusto Pagliacci e sua esposa, também italiana, D. Alba Taioli Pagliacci. Posteriormente o Hotel Bologna mudou-se para um novo local na própria Av. Macedo Soares, 331.

Um pouco mais da história do tradicional Hotel Bologna O tradicional e prestigiado Hotel Bologna, de propriedade do casal italiano Augusto Pagliacci e Dona Alba Taioli Pagliacci, com restaurante anexo, especializado na maravilhosa culinária italiana. Quase toda família Pagliaci trabalhava no hotel. Entre outros, os proprietários trabalhavam na administração; a cozinha, especializada na culinária italiana, contava com a experiência da Sra. Diva Pagliacci, mãe do seu Augusto; os sobrinhos Giovanni, Michelli e Emílio trabalhavam no restaurante como garçons. Esse hotel fez muito sucesso em Vila Capivari, prestigiou e valorizou a hotelaria de Campos do Jordão. Durante a década de 1960 e início da de 1970, o Hotel Bologna esteve arrendado para a família Chiarini, outra tradicional e famosa família italiana que veio para cá para continuar prestigiando o bom atendimento e a tradicional cozinha italiana do hotel. A família Chiarini fez história em Campos do Jordão. Também, todos trabalhavam no Hotel. O filho mais velho do casal Elizeu e Leontina, o Agostino, com o cunhado Delvino, casado com sua irmã Mirella, davam conta da administração do hotel; a área de camararia e lavanderia era comandada pela Mirella e pela Dona Leontina; o seu Elizeu comandava com rara habilidade a cozinha especializada na culinária italiana; os outros dois filhos do casal, o Rotoviano, mais conhecido como NIN, um italianão louro, alto e forte, com nariz amassado, lutador de box, parecido com o ator de cinema Kirk Douglas, e o irmão mais novo, o Otoliano, mais conhecido como NINE, auxiliavam no restaurante do hotel como hábeis garçons. Depois da saída do Delvino e da Mirella que voltaram para a Itália, os serviços desempenhados por ambos foram comandados pela Maria Helena Zolini Chiarini, esposa do Agostino.

Posteriormente o Hotel Bologna passou a pertencer ao saudoso Sr. Luiz Affonso e depois ficou sob a direção de seu filho Dr. Luiz Affonso Filho. Atualmente pertence ao grande Empresário do ramo hoteleiro o meu grande amigo e colega do curso ginasial Alberto de Almeida Bernardino, o Albertinho.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -