Esta propaganda do tradicional “Hotel Rancho Alegre”, da Sociedade Hoteleira e Agrícola Rancho Alegre, um dos pioneiros da hotelaria de Campos do Jordão, foi publicada no Boletim Informativo do “Rotary Club de Campos do Jordão”, do período de 04 a 07 de abril de 1956. Nessa ocasião o Presidente do Rotary Clube de Campos do Jordão era o saudoso amigo Sr. Délio Rangel Pestana que, na época e, durante várias décadas, também foi o Oficial Titular do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão. O vice-presidente do Rotary nessa época era o saudoso Sr. Pedro Paulo.
O tradicional Hotel Rancho Alegre, que dignificou a classe hoteleira de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960, foi idealizado e construído pelo saudoso Henry Jean Jacques Perroy na década de 1940 e inaugurado no ano de 1945. Perroy como era mais conhecido, foi fervoroso propagador das qualidades climáticas e naturais de Campos do Jordão, divulgando-as no país e no exterior, vislumbrando no desenvolvimento da "indústria sem chaminés" a única alternativa de progresso da Estância.
Perroy chegou a Campos do Jordão no final da década de 1930. Em seguida comprou vasta área das terras denominadas Fazenda Correntinos, com 700 alqueires. Para essas terras, com muita propriedade, deu o nome de Descansópolis que, com o passar dos anos, ficou conhecido como Bairro Descansópolis. Durante várias décadas Perroy e a família sempre residiram nesse Bairro tradicional.
Em 1942, adquirindo mais terras, por intermédio da Agricobraz – Sociedade da Expansão Agrícola e Comercial Ltda., de sua propriedade, Henry Jean Jacques Perroy criou vários loteamentos e construiu residências, dando a cada um deles os nomes de seus filhos – Chantal, Marie-France, Cristiane, Bernard e Olivier. Também criou os loteamentos Águas Claras e Passos na Mantiqueira.
O Hotel Rancho Alegre ficou famoso especialmente durante a década de 1950 quando, nos anos 1953/1954 foi palco das filmagens do famoso filme da saudosa Companhia Cinematográfica Vera Cruz, “Floradas na Serra”, baseado em romance da escritora Dinah Silveira de Queiroz, tendo, dentre outros atores e atrizes, como atriz principal, a saudosa Cacilda Becker. Na sua piscina especial, moderníssima para a época, com cobertura e paredes de vidro transparente e água aquecida, foi palco de filmagens das cenas protagonizadas pelos saudosos atores, Jardel Filho e Silvia Fernanda
O prédio, bastante preservado, permanece até hoje, com pequenas modificações. Atualmente está funcionando como Hotel. Em determinada época da década de 1980, nesse prédio, foi instalada uma moderna clínica SPA.
|