Escola Dr. Domingos Jaguaribe - 1950


Escola Dr. Domingos Jaguaribe - 1950 - FS366 - 01

O prédio do famoso e tradicional Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, situado na Vila Jaguaribe. O prédio, felizmente está intacto e guarda todas suas principais características. No ano de 2010 foi devidamente tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de Campos do Jordão.

Um pouco da história do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe

Por decreto de 23 de janeiro de 1930, o prefeito Bento de Cerqueira César constituía as escolas Reunidas de Campos do Jordão, reunindo a escola masculina que funcionava no atual prédio da sede da Municipalidade (antigo prédio onde a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão esteve estabelecida por várias décadas), regida pelo professor José Benedito Salgado, à primeira escola mista, regida pela professora Maria José Marcondes e à terceira escola mista, regida pela profª Lucila Florence.

Em 1° de fevereiro de 1930, já funcionavam no aludido prédio, em Vila Abernéssia, as Escolas Reunidas, sob a direção do prof. José Benedito Salgado.

Havia em Vila Capivari, em 1930, uma escola mista urbana, onde lecionava a profª Elvira Camargo e sua substituta, Eulália Homem de Mello.

Em 31 de outubro de 1931, o novo prefeito de Campos do Jordão, Dr. Antonio Gavião Gonzaga (07/06/1931 a 29/07/1937), recebia, em doação, de Leon Casemire Felix Marie Bazin e sua mulher, Bertha Bazin, uma área de 3.800m2., destinada à construção de uma escola pública, que mais tarde veio a se transformar no atual Grupo Escolar “Dr. Domingos Jaguaribe”.

As Escolas Reunidas, em 23 de fevereiro de 1932, passaram a funcionar como Grupo Escolar de 4ª categoria, em Vila Jaguaribe, cujo prédio foi inaugurado em julho de 1936, pelo Presidente do Estado, Armando de Salles de Oliveira: era o Grupo Escolar “Domingos Jaguaribe”, cuja construção fora financiada por José Ferreira da Rocha, em terreno doado por Madame Bertha Basin.

Para a construção do Grupo Escolar “Domingos Jaguaribe”, José Ferreira da Rocha firmou contrato com a Secretaria da Educação, em 21 de janeiro de 1936.

A sua construção foi comandada por Floriano Rodrigues Pinheiro.

Foi seu diretor em 1935, o prof. José Garcia Simões da Rocha, e entre seus professores, incluíam-se Jorge Carlquist, Hilda Mendes Castilho e Hercília Escolar.

Em 1939, compunham o corpo docente do estabelecimento, dirigido por Isola Orsi, as professoras Altair Prado de Oliveira, Ophélia Silva Carvalho, Guiomar Granato, Margarida Homem de Mello, Ruth Arnaud Caetano, Aparecida Godoy Oliveira, Hilda Rezende de Azevedo e Jorge Carlquist.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -