Manéco do Ouro e sua arte


Manéco do Ouro e sua arte - FS366 - 03

Este é um trabalho maravilhoso e feito por um grande artesão. Este quadro com aos “Mandamentos do Advogado” foi habilidosamente feito pelo saudoso amigo Manoel dos Santos, o conhecido Manéco do Ouro. Foi totalmente recortado em madeira compensado, letra por letra, utilizando somente serrinha tico-tico manual. Cada letra, depois de devidamente pintada com a cor branca, foi colada sobre uma superfície de vidro previamente preparada e pintada por trás da cor preta. Realmente, um trabalho minucioso, demorado e feito com muito carinho e dedicação. Esse quadro foi doado pelo saudoso Manéco do Ouro para a 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Campos do Jordão e está afixado em uma das paredes principais do seu salão principal.

Manéco do ouro foi, também, enquanto morou na cidade de Santos-SP., estabelecido com o ramo de jóias e se destacou especialmente com sua grande habilidade, na confecção de jóias utilizando metais nobres, especialmente ouro, daí seu apelido carinhoso.

Enquanto esteve residindo na cidade de Santos dedicou-se muito ao futebol e foi um árbitro que apitou importantes partidas de diversos campeonatos realizados naquela cidade.

É importante registrar que, em momento histórico, o Manéco do Ouro apitou o primeiro jogo em que o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, participou na cidade de Santos-SP.

Em Campos do Jordão foi estabelecido durante as décadas de 1950 e 1960 com a loja “Santos Boutique”, localizada no centro turístico de Vila Capivari, especializada em lembranças típicas de Campos do Jordão, destacando-se, na época, com peças finamente decoradas com pirogravuras diversas.

Em Campos do Jordão foi muito dedicado ao esporte, especialmente o futebol que tanto amava. Foi um grande árbitro que apitou inúmeras partidas dos Campeonatos Jordanenses de Futebol.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -