Esta propaganda da tradicional e famoso “Pensão Sanatorial Paulista”, de Campos do Jordão, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.
Essa Pensão Sanatorial Paulista, com assistência médica em regime sanatorial, com alimentação esmerada, atendia exclusivamente, senhoras e pessoas do sexo feminino. Era a única no gênero. Prestou relevantes serviços na época em que Campos do Jordão era a única tábua de salvação na esperança da cura da terrível tuberculose, através do seu clima magnífico, da alimentação regrada e do repouso necessário, Nessa época ainda não existiam medicamentos específicos para o combate à terrível doença. Pertenceu, durante muitos anos, a Manuel Gomes Siqueira e sua esposa. Posteriormente passou para o comando de Aristides Sarmento, depois para Benedicta Amélia da Silva, depois Othilia Cruz. Por último passou a se chamar Pensão Brasileira e tinha como proprietário Carlos Sbeuka Oshinokokhber.
O prédio, com algumas modificações, existe até os dias atuais e está localizado na esquina entre a Rua Monsenhor José Vita e Rua Tadeu Rangel Pestana, em frente à tradicional Loja “A Romalar”.
|