EFCJ - Bondes Miniatura


EFCJ - Bondes Miniatura - FS368 - 00

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, com certeza, é uma grande paixão dos jordanenses e, também, dos turistas que visitam Campos do Jordão.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2014. Portanto, no próximo dia 15 de novembro de 2017, já estará completando 103 anos de existência.

A seguir estarei publicando réplicas em miniatura, dos vários bondinhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão que pertencem ao meu acervo particular. São réplicas feitas com muita habilidade e carinho, a maioria, por um artesão já falecido e que, infelizmente, não consegui descobrir o nome. Todas essas réplicas, com exceção de uma delas, foram adquiridas na maravilhosa loja dos “Jardins Orientais”, de Campos do Jordão, em Vila Capivari, pertencente à tradicional e laboriosa Família Nodomi, meus grande amigos de toda minha vida.

Uma das miniaturas, ganhei da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na comemoração do Centenário da Ferrovia, no dia 15 de novembro de 2014, como parte da homenagem que recebi pelas cinco palestras que fiz aqui no Espaço Cultural Dr. Além e, também, na Academia de Letras de Campos do Jordão, contando a história de Ferrovia desde sua construção até os dias atuais, ilustrando com a projeção de “slides” com fotografias, através sistema “data-Show”.

Edmundo Ferreira da Rocha 09 de outubro de 2017

Um pouco da história da Estrada de Ferro Campos do Jordão e sua grande e valiosa importância no século passado, principalmente, facilitando o acesso para Campos do Jordão, dos doentes acometidos pela terrível tuberculose, oriundos de todos recantos brasileiros, na tentativa da escalada para a vida e a busca da cura através do clima privilegiado.

Campos do Jordão - O clima, a tuberculose e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Campos do Jordão, pelas suas belezas naturais, com certeza, um dia, iria florescer para o Brasil e, também, para o mundo.

Três coisas aceleraram a divulgação do nome de Campos do Jordão: O clima, a tuberculose e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O clima de excepcionais qualidades terapêuticas, com ar limpo, puro e seco, rico em ozona, desde o principio começou a operar maravilhas. Aqueles marcados com sentença de morte, sofredores da tuberculose, começaram a ter a esperança da cura e da continuidade da vida.

A tuberculose era uma doença considerada sem cura. Não existia qualquer medicamento capaz de curar.

Uma coisa trazia grande esperança para a tentativa da cura da tuberculose, o ar puro de Campos do Jordão, o bom repouso e a alimentação regrada.

Um grande problema se apresentava para tentar impedir, dificultando essa esperança de cura, o acesso entre a cidade mais próxima, Pindamonhangaba até Campos do Jordão. Não existiam caminhos abertos ou definidos. Somente precárias trilhas através dos altiplanos da Mantiqueira podiam ser vencidas, com muita dificuldade, à pé ou em lombos de cavalos e burros, para os mais pobres e, em liteiras ou bangüês, pelos privilegiados financeiramente.

Os Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, médicos sanitaristas de grande renome, estudiosos do clima de Campos do Jordão, baseados em estudos do iminente Dr. Clemente Ferreira, idealizaram a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A finalidade dessa ferrovia era facilitar o acesso de todos, indistintamente, para poderem desfrutar da única esperança e possibilidade de cura para a tuberculose, através do raro clima de Campos do Jordão.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão teve sua construção, sob o comando do Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas, iniciada em 01/outubro/1912 e, em tempo recorde, especialmente para a época, foi inaugurada em 15/11/1914.

Milhares de pessoas oriundas dos mais longínquos rincões brasileiros e até do exterior, tiveram a oportunidade de, através dos bondes da Estrada de Ferro Campos do Jordão, através do melhor meio de transporte para a época, chegar ao topo da montanha magnífica e desfrutar dos benefícios gratuitos do seu clima invejável. Felizmente, a grande maioria obteve a cura desejada.

A Ferrovia também foi o grande impulso para o progresso de Campos do Jordão. Através das suas gôndolas ou pranchas, foram transportados para Campos do Jordão, do Vale do Paraíba e outras cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os materiais necessários para as construções de casas, comércios diversos, hotéis e sanatórios, através da conexão com a Estrada de Ferro Central do Brasil, na cidade de Pindamonhangaba.

A Estrada de Ferro foi, também, a responsável pelo transporte e escoação da produção agrícola de Campos do Jordão para o Vale do Paraíba e diversas cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Possibilitou e deu a oportunidade a muitos filhos de camponeses e produtores agrícolas, residentes ao longo da ferrovia, dependendo das proximidades, freqüentarem escolas e colégios, em Campos do Jordão ou em Pindamonhangaba.

Edmundo Ferreira da Rocha - 07 de setembro de 2017.

 

 

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