EFCJ - Bondes Miniatura


EFCJ - Bondes Miniatura - FS368 - 02

Esta é a réplica do lindo Bondinho A-6 que recebi de presente da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na comemoração de centenário da Ferrovia (15.11.1914 - 15.11.2014). Uma miniatura maravilhosa e muito bem feita, elaborada por pessoas especializadas da Cidade de Santos-SP.

Nesta foto o Bondinho aparece mostrando um pouco da sua lateral e da sua frente..

Um pouco da história da Estrada de Ferro Campos do Jordão e sua grande e valiosa importância no século passado, principalmente, facilitando o acesso para Campos do Jordão, dos doentes acometidos pela terrível tuberculose, oriundos de todos recantos brasileiros, na tentativa da escalada para a vida e a busca da cura através do clima privilegiado.

Campos do Jordão - O clima, a tuberculose e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Campos do Jordão, pelas suas belezas naturais, com certeza, um dia, iria florescer para o Brasil e, também, para o mundo.

Três coisas aceleraram a divulgação do nome de Campos do Jordão: O clima, a tuberculose e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O clima de excepcionais qualidades terapêuticas, com ar limpo, puro e seco, rico em ozona, desde o principio começou a operar maravilhas. Aqueles marcados com sentença de morte, sofredores da tuberculose, começaram a ter a esperança da cura e da continuidade da vida.

A tuberculose era uma doença considerada sem cura. Não existia qualquer medicamento capaz de curar.

Uma coisa trazia grande esperança para a tentativa da cura da tuberculose, o ar puro de Campos do Jordão, o bom repouso e a alimentação regrada.

Um grande problema se apresentava para tentar impedir, dificultando essa esperança de cura, o acesso entre a cidade mais próxima, Pindamonhangaba até Campos do Jordão. Não existiam caminhos abertos ou definidos. Somente precárias trilhas através dos altiplanos da Mantiqueira podiam ser vencidas, com muita dificuldade, à pé ou em lombos de cavalos e burros, para os mais pobres e, em liteiras ou bangüês, pelos privilegiados financeiramente.

Os Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, médicos sanitaristas de grande renome, estudiosos do clima de Campos do Jordão, baseados em estudos do iminente Dr. Clemente Ferreira, idealizaram a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A finalidade dessa ferrovia era facilitar o acesso de todos, indistintamente, para poderem desfrutar da única esperança e possibilidade de cura para a tuberculose, através do raro clima de Campos do Jordão.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão teve sua construção, sob o comando do Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas, iniciada em 01/outubro/1912 e, em tempo recorde, especialmente para a época, foi inaugurada em 15/11/1914.

Milhares de pessoas oriundas dos mais longínquos rincões brasileiros e até do exterior, tiveram a oportunidade de, através dos bondes da Estrada de Ferro Campos do Jordão, através do melhor meio de transporte para a época, chegar ao topo da montanha magnífica e desfrutar dos benefícios gratuitos do seu clima invejável. Felizmente, a grande maioria obteve a cura desejada.

A Ferrovia também foi o grande impulso para o progresso de Campos do Jordão. Através das suas gôndolas ou pranchas, foram transportados para Campos do Jordão, do Vale do Paraíba e outras cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os materiais necessários para as construções de casas, comércios diversos, hotéis e sanatórios, através da conexão com a Estrada de Ferro Central do Brasil, na cidade de Pindamonhangaba.

A Estrada de Ferro foi, também, a responsável pelo transporte e escoação da produção agrícola de Campos do Jordão para o Vale do Paraíba e diversas cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Possibilitou e deu a oportunidade a muitos filhos de camponeses e produtores agrícolas, residentes ao longo da ferrovia, dependendo das proximidades, freqüentarem escolas e colégios, em Campos do Jordão ou em Pindamonhangaba.

Edmundo Ferreira da Rocha - 07 de setembro de 2017.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -