Foto do dia 10 de novembro de 1957 quando da cerimônia de Crisma realizada na Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Abernéssia, Campos do Jordão.
“Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com a Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação.
Na Igreja Católica, o sacramento deve ser ministrado por um Bispo, ou por delegação especial, um padre. No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Celso Minamisako, o Celsinho, Américo Richieri Filho, o Ameriquinho, Professor Ayrton de Almeida Tulio, professor do Grupo Escolar Anexo ao Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, na oportrunidade, padrinho da Crisma do Américo e, Francisco Richieri, o Chiquinho, irmão do Américo.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Américo Richieri Filho. Essa foto também me foi cedida pela amiga Maria Cristina Compartotto que foi esposa do Celsinho Minamisako, porém, sem condições de recuperação devido a várias deteriorações.
|