As maravilhosas Bromélias


As maravilhosas Bromélias - FS3 09

BROMÉLIAS - As bromélias são plantas maravilhosas. Sus flores ou inflorescências como dizem alguns, são de beleza extasiante. Nas diversas matas de Campos do Jordão existe grande e diversificada variedade que merece ser vista e contemplada, especialmente preservada, coibindo a retirada dessas plantas de seu habitat natural, evitando o seu gradativo desaparecimento.

BROMÉLIAS

Bromeliaceae Juss. é, segundo o sistema APG II de 2003, uma família de plantas floríferas pertencente à ordem Poales, representada pelas bromélias (Bromelia sp.).

São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um gênero originário da costa da África Ocidental, no Golfo da Guiné. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 gêneros. O gênero Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O gênero Bromelia é cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.

Informações botânicas As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentam infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. As bromélias estão divididas em grupos chamados gêneros - que hoje são mais de 50. A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais. Gêneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.

Aspecto e folhas São ervas xerófitas ou epífitas, com caule reduzido, às vezes são acaules, e têm raizes pouco desenvolvidas. A reprodução é geralmente vegetativa por brotos laterais, mas também se dá por sementes. Espécies cultivadas como o gênero Ananas raramente produzem sementes. As folhas muitas vezes apresentam adaptações para o clima árido, são carnosas, fibrosas, rosuladas ou espiraladas. Em geral apresentam uma dilatação na base, em forma de concha, formando um reservatório de água de chuva, orvalho, poeira e outras substâncias que podem ser assimiladas pelas escamas, o que substitui em parte a escassez de raizes. Abaixo da epiderme há um tecido aquífero.

Flores Andróginas ou unissexuais, trímeras, actino ou zigomorfas, heteroclamídeas, com sépalas coriáceas e pétalas vivamente coloridas. Androceu com 6 estames, em 2 séries de 3. Ovário súpero ou ínfero, trilocular e multiovulado. Inflorescências com brácteas coloridas.

Frutos Isolados, do tipo baga ou cápsula. No caso abacaxi (Ananas sp.) são inflorescências denominadas serose, no qual as flores se reúnem numa espiga densa, de eixo carnoso. As pétalas desprendem-se após a floração, mas as sépalas, são persistentes e tornam-se carnosas e, junto com os ovários e os eixos florais também carnosos, formam uma estrutura única que é o "fruto" do abacaxi.

Fonte : Wikipedia, a enciclopédia livre.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -