Foto Histórica 21/08/1999


Foto Histórica 21/08/1999 - FS389 - 01

Uma foto histórica do dia 21 de agosto de 1999.

Na foto, os saudosos Pedro Paulo Filho, grande advogado, escritor, jornalista e o maior historiador de Campos do Jordão com a também saudosa Iracema Gonçalves Abrantes, poetisa e pessoa importante da nossa história, em um encontro quando do lançamento de algum livro da autoria da Iracema.

Os dois fizeram, dignamente, parte da nossa Academia de Letras de Campos do Jordão. Pedro Paulo filho, um dos fundadores da Academia, ocupou a Cadeira nº 14 cujo Patrono é o saudoso e iminente Embaixador Dr. José Carlos de Macedo Soares, um grande benfeitor de Campos do Jordão. Atualmente essa cadeira, orgulhosamente, é ocupada pelo Acadêmico Dr. Carlos Alberto Machado. Iracema Gonçalves Abrantes ocupou a cadeira de nº 20 cujo Patrono é o brilhante escritor Guimarães Rosa e, atualmente, orgulhosamente, ocupada pelo Acadêmico Edmundo Ferreira da Rocha.

José Carlos de Macedo Soares(São Paulo: 06/10/1883 / 29/01/1968), uma das personalidades mais importantes da história de Campos do Jordão, de São Paulo e do Brasil. Foi jurista, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, historiador e político brasileiro. Foi presidente da Associação Comercial de S. Paulo. Na década de 1920, publicou o livro "Escolas de Fachada" onde faz um histórico e critica o ensino público em S.Paulo. Em 1927, publicou o livro "A Política Financeira do Presidente Washington Luís", onde critica a reforma financeira feita por aquele presidente. Em 1928, em visita aos Estados Unidos, acompanhando as eleições, publicou o livro "As eleições presidenciais nos EUA", onde faz um histórico das eleições e da política americana. Publicou também as obras: Borracha, um Estudo Econômico e Estatístico (1928), Deodoro, Rui e a Proclamação da República (1940), Conceitos de Solidariedade Continental (1956), O Brasil e a Sociedade das Nações (1927), Fronteiras do Brasil no Regime Colonial (1939), Santo António de Lisboa Militar no Brasil, (1942). Foi interventor federal no estado de S. Paulo 07/11/1945 a 14/03/1947. Foi ministro da Justiça e de Negócios Interiores de Getúlio Vargas, recebendo o título de “Chanceler da Paz” e de Juscelino Kubitschek (interino), e ministro das Relações Exteriores de Nereu Ramos. João Guimarães Rosa, brasileiro, romancista e contista, um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos – sua Magnum opus “Grande Sertão Veredas”, a escola/tradição - modernismo – nasceu em 27 de junho de 1908, no município de Cordisburgo ¬– MG, situada entre Curvelo e Sete Lagoas, distante 120 quilômetros de Belo Horizonte, zona de engorda de gado. Faleceu no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1967, com 59 anos de idade. Também foi médico e diplomata. Foi o primeiro dos seis filhos de D. Francisca (Chiquitinha) Guimarães Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, mais conhecido por "seu Fulô", comerciante, juiz de paz, caçador de onças e contador de histórias.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -