Copa do Mundo 1962


Copa do Mundo 1962 - FS389 - 04

Uma foto histórica do ano de 1962.

Nesse ano, a população jordanense e todos que vieram visitar Campos do Jordão, no período de 22 de março a 05 de abril de 1962, puderam acompanhar e ver de perto a seleção brasileira de futebol, campeã do mundo em 1958, durante a fase de concentração e treinamento para a Copa do Mundo de 1962, que foi realizada na cidade de Santiago no Chile. Todos puderam viver momentos de desconcentração junto aos ídolos da seleção canarinho do Brasil. Todos, indistintamente, podiam assistir sem qualquer restrição, a programação completa da seleção, podendo transitar livremente entre os jogadores, tirar fotos ou pedir os famosos autógrafos.

Nesse período, 41 jogadores convocados para os treinos que iriam definir a equipe titular da Seleção Brasileira de Futebol, que iria participar da Copa Mundial de 1962, no Chile, em disputa da “Taça Jules Rimet”, primeiramente, ficaram sediados em Campos do Jordão, a convite do então laborioso e dedicado prefeito, Dr. José Antonio Padovan. Toda seleção e dirigentes ficaram hospedados nas dependências do maravilhoso, primoroso e fantástico Hotel Vila Inglesa. Essa concentração da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, na época, com muita propriedade, foi batizada de “ESTÁGIO DE CAMPEÕES”, pelo nosso querido e saudoso amigo Plínio Freire de Sá Campello. Homem ligado à propaganda em geral, dedicou grande parte da sua vida na divulgação das belezas e dos atrativos da nossa querida “Campos do Jordão, a 1.700 metros acima das preocupações” – frase, também, de sua autoria e amplamente usada até hoje.

Na “Montanha Magnífica”, cognome também muito utilizado pelo Campello, para divulgar os Campos do Jordão, os convocados para o “Estágio de Campeões” chegaram na cidade, dia 22 de março de 1962. O desembarque dos primeiros jogadores e dirigentes ocorreu no período da tarde, por volta das 15 horas, em frente ao Departamento Municipal de Turismo – DMTUR, então sediado no local onde hoje está a Telefônica, na Praça Marcos Damas Caldeira, em Vila Abernéssia.

Na foto, junto ao Hotel Vila Inglesa, a saudosa amiga Carmem Astolfi e o também saudoso filho Álvaro Henrique Gonçalves Abrantes e a filha Eliana Maria Gonçalves, ao lado do saudoso GILMAR dos Santos Neves, um dos maiores golerios do futebol brasileiro e mundial que, na época, fazia parte dos jogadores da Seleção Brasileira de Futebel que vieram se concentar em Campos do Jordão, para treinamento para a Copa do Mundo que foi realizada no Chile onde a nossa Seleção sagrou-se Bi-Campeã Mundial de Futebol, no ano de 1962.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga e colaboradora Celeste Abrantes, através dos sobrinhos Rodrigo Abrantes e Eliana Maria Gonçalves.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -