Uma foto altamente histórica da década de 1930, especificamente, do ano de 1933, mostrando os estudantes de um dos primeiros Grupos Escolares de Campos do Jordão que, durante a década de 1930, esteve sediado em antigo prédio que fez história em nossa cidade.
Na foto, dentre muitos e difícil identificar, a menina Iracema Gonçalves Abrantes que, posteriormente, dentre muitas atividades desempenhadas em Campos do Jordão, foi poetisa e registrou as belezas de Campos do Jordão em suas poesias e ocupou a cadeira de nº 20 cujo Patrono é o brilhante escritor Guimarães Rosa e, atualmente, orgulhosamente, ocupada pelo Acadêmico Edmundo Ferreira da Rocha.
Com certeza, dentre as meninas que aparecem na foto, além da Iracema Abrantes, devem estar muitas outras que se tornaram pessoas conhecidas e importantes na história de Campos do Jordão porém, infelizmente, não conseguiremos identificar seus nomes.
Esse prédio foi construído na final da década de 1920 e pertencia à Sra. Maria Emília Sampaio Camargo, servindo como sua residência por alguns anos. Além desse prédio, ela era proprietária de muitos outros aqui em Campos do Jordão. Ficava ao lado do antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, em Vila Abernéssia. Antes esse prédio, na década de 1930, foi usado por uma das primeiras Escolas da Cidade e, posteriormente, por mais de trinta anos, como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.
Lamentavelmente, esse prédio tradicional e de linda arquitetura que deveria ter sido tombado pelo nosso Patrimônio Histórico, foi demolido na calada da madrugada numa noite de sábado para domingo, no ano de 1994. Quando a maioria da população de Campos do Jordão que se preocupa com nossa história e cultura viu o que estava sendo feito com o tradicional prédio, não adiantava mais nada. A demolição já estava praticamente concluída. Nenhuma providência no sentido de embargar a demolição iria trazer o prédio de volta.
OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga e colaboradora, Celeste Abrantes, através do sobrinho Rodrigo Abrantes.
|