Vila Abernéssia - Ano 1919


Vila Abernéssia - Ano 1919 - FS393 - 08

Vila Abernéssia ano de 1919.

Esta parte da foto do ano de 1919 é a mais antiga e real imagem da nossa Vila Abernéssia. Esta foto pertencente ao meu acervo particular, de mais de 50 mil fotos. É incrível, mas esta foto, embora do ano de 1919, já era colorida. Não era uma foto colorizada manualmente. Era um cartão postal colorido, impresso na França.

Em destaque, ao centro, em fase de construção, o lindo, magnífico e tradicional prédio do “Palacete Olivetti”, construído pelo Sr. Próspero Olivetti, a partir do ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921. Este prédio é o mais antigo de Campos do Jordão. O construtor desse prédio foi o Sr. Carlos Oliveira Rocha, um português natural de Castelo de Paiva, que aportou em Campos do Jordão no ano de 1918. Lamentavelmente, aos poucos, está perdendo suas principais características.

Na década de 1920 e início da década de 1930, o prédio foi utilizado como “Pensão e Sanatório Campos do Jordão”, destinado ao abrigo de pessoas tuberculosas que vinham para Campos do Jordão em busca do clima como tentativa para a cura da terrível doença, considerando que, na época, ainda não existia qualquer tipo de medicamento destinado a essa finalidade. Em uma de suas portas ao nível da calçada, abrigou a “Farmácia Olivetti”, pertencente ao proprietário do prédio. Posteriormente, abrigou por mais de duas décadas o tradicional “Hotel Montanhês”, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e sua esposa D. Érika. Ele, um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Durante os anos de 2000 a 2004 foi utilizado como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Ao lado esquerdo e atrás do prédio do Palacete Olivetti, casas que existiam à época da foto.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -