Na foto a figura impar do grande, tranqüilo, generoso e saudoso amigo, o japonês Sr. Yoshio Otaki, o conhecido Sr. Luiz Otaki, nas décadas de 1950 e 1060, proprietário da famosa, tradicional e saudosa Padaria Emílio Ribas que estava estabelecida na descida da Rua Djalma Forjaz, proximidades da ponte de concreto sobre o Ribeirão das Perdizes, proximidades do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo. No prédio, na época, pertencente ao saudoso Sr. Manoel Francisco Villar,
Essa padaria era um grande ponto de encontro de muitas pessoas que gostavam da noite, especialmente os boêmios que também freqüentavam o “Bruno´s Bar”, situado ao lado e no mesmo prédio, no Tênis Clube e outros locais. Nas madrugadas, especialmente durante o inverno rigoroso da cidade era costume procurar a porta dos fundos da padaria, que dava acesso à área da masseira, da confecção dos pães e do forno onde eram assados. Ali, além de se aquecerem ao calor do forno à lenha, aproveitavam para comprar e degustar os pãezinhos quentes e crocantes e deliciosos, saídos diretamente do forno.
Uma curiosidade. No ano de 1958 ganhei uma bicicleta nessa Padaria Emílio Ribas. Estavam em pleno vapor os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol que foi realizada na Suécia, onde a nossa Seleção Brasileira de Futebol ganhou seu primeiro título mundial. Nessa época, vários locais de Campos do Jordão e, acredito do Brasil, vendiam as famosas balas de chupar especiais, com figurinhas dos jogadores de futebol. Ao completar um álbum de figurinhas de jogadores de futebol pertencentes aos principais times de futebol dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro ganhava-se uma bicicleta.
As figurinhas vinham enroladas em balas de chupar e, na época, eu as comprava na saudosa e famosa Padaria Emílio Ribas, de propriedade do Sr. Yoshio Otaki, o conhecido e, também saudoso seu Luiz Otaki. Para completar o meu álbum e ganhar a tão sonhada bicicleta, só faltava uma figurinha carimbada do Pelé. Era uma figurinha muito difícil. Outras pessoas também ganharam bicicletas e outros prêmios, em diversos locais da cidade.
Numa determinada tarde meu pai me deu dinheiro e disse: “Vá até a Padaria do seu Luiz e compre uma caixa fechada de balas de figurinhas”. Mais que depressa fui correndo comprar a caixa de balas e voltei para casa. Na frente de meu pai e minha mãe fui abrindo as balas e desenrolando cada uma das figurinhas que acompanhavam. Claro, as balas eram deixadas em uma vasilha ao lado para depois, aos poucos, serem consumidas. Em uma das balas, a grande surpresa, a figurinha carimbada com a fotografia do Édison Arantes do Nascimento, o Pelé que, posteriormente, foi consagrado como o Rei do Futebol. Na mesma hora, colei a figurinha no álbum e, feliz da vida, voltei à Padaria para buscar a minha bicicleta. Era uma bicicleta de cor “bordeaux” com filetes e detalhes em branco, com pneus balão, da marca Monark. Fiquei com essa bicicleta até início da década de 1980 quando vendi e comprei uma nova.
No local do prédio que pertencia ao saudoso Sr. Villar, atualmente, está instalado o maravilhoso e badalado “Pátio Paris”, com suas maravilhosas lojas comerciais, restaurantes etc., grande ponto de atração turística da Vila Capivari, em Campos do Jordão.
|