Uma foto história do ano de 1942 mostrando parte da construção do Hotel Toriba. Na foto à esquerda, o saudoso construtor Floriano Rodrigues Pinheiro, proprietário da Construtora Pinheiro, responsável pela construção do Hotel. À direita, o saudoso Sr. Luiz Dumont Villares, um dos proprietários do Hotel, juntamente com o saudoso Sr. Ernesto Diederichsen. Ao fundo, através da janela em construção, a imagem de um belo pinheiro e da tradicional Pedra do Baú.
O Hotel Toriba foi construído pelo grande construtor de Campos do Jordão Floriano Rodrigues Pinheiro. O Hotel Toriba foi inaugurado em 22 de janeiro de 1943, por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, quando o turismo na região ainda era incipiente, nesta bela cidade num dos altos da Mantiqueira, que, na época, era marcada muito mais pela profusão de sanatórios do que pela infra-estrutura para o visitante em busca de lazer. Logo o Toriba, que em tupi-guarani significa algo como "PAZ, ALEGRIA e FELICIDADE", tornou-se um hotel símbolo do melhor de Campos do Jordão, com a bem cuidada aparência alpina, local propício à prática de atividades saudáveis e de costumes em harmonia com a natureza.
O Toriba é um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão. Muitos foram aqueles que conheceram os encantos deste magnífico hotel, que traz tamanhas lembranças a mais de três gerações de pessoas que por ali passaram. Por muitos anos, voltam como hóspedes ou frequentadores do espetacular parque ajardinado e dos cobiçados restaurantes, ponto de encontro entre amigos de várias idades.
Os Alpes suíços foram a grande fonte de inspiração para definir as particularidades e o estilo arquitetônico da obra. O toque alpino do Toriba veio influenciar sobremaneira a arquitetura de Campos do Jordão, produzindo, em combinação com o privilegiado clima e a farta natureza, a chamada Suíça Brasileira, em plena Serra da Mantiqueira paulista.
|