Hotel Refúgio Alpino - 1960


Hotel Refúgio Alpino - 1960 - FS394 - 07

Na foto da década de 1960, ao alto, o belo Hotel Refúgio Alpino de Campos do Jordão. O magnífico e maravilhoso Hotel Refúgio Alpino, está situado em Vila Capivari, nas proximidades da famosa e conhecida Fonte Simão. Este hotel, idealizado e construído no final da década de 1940 pelo saudoso casal Sr. Mário Dal Pino e Dona Nenê Dal Pino. Na época, o hotel era composto por quinze apartamentos aconchegantes.

O Hotel Refúgio Alpino, juntamente com Grande Hotel, Hotel Toriba, Hotel Rancho Alegre e Hotel Vila Inglesa, fizeram parte da afamada rede hoteleira de Campos do Jordão, por muitas décadas, dignificando e honrando a hotelaria, ajudando a alavancar o turismo e contribuindo para o progresso da cidade.

O casal administrou esse hotel por várias décadas, angariando grande quantidade de amigos, hóspedes e admiradores, tanto da decoração interna e motivos de seu visual externo e também das acomodações aconchegantes do hotel e da sua maravilhosa gastronomia italiana, comandada habilmente pelas mãos de Dona Nenê.

O saudoso Embaixador José Carlos de Macedo Soares que era grande amigo do casal Dal Pino freqüentou muito o Hotel Refúgio Alpino. O Embaixador sempre falava, até escreveu, assinou e datou, em 01 de fevereiro de 1948. O casal Dal Pino utilizou o que dizia e escreveu e assinou, para colocar na propaganda do Hotel : “Um dos mais lindos recantos do mundo”.

O Hotel Refúgio Alpino apesar de necessitar da modernidade exigida nos dias atuais, continua em plena atividade. Ao longo de algumas décadas, passou por diversificadas administrações.

O casal Dal Pino eram os Pais da nossa saudosa amiga Maria Ludovica Dal Pino, a Lolly, uma das Princesas da Iª Festa da Maçã de Campos do Jordão, realizada no ano de 1953. A Lolly foi proprietária do “Terrazza Hotel”, que existe até os dias atuais, comandado por uma de suas filhas. Está localizado próximo ao antigo Hotel Refúgio Alpino. No mesmo local onde, durante vários anos, foi palco de grandes shows de famosos cantores nacionais. Essa boate ficou famosa, pela realização dos concursos para eleição da Missa Suéter, e dos badalados e saudosos bailes do suéter para coroação da rainha e princesas. O prédio da saudosa Boate Refuginho aparece à direita na frente da foto.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -