Vila Abernéssia - Década 1940


Vila Abernéssia - Década 1940 - FS396 - 07

Uma bela foto do início da década de 1940, mostrando parcialmente a Vila Abernéssia.

Dentre as diversas construções que aparecem na foto:

No primeiro plano à esquerda, parte do prédio do tradicional e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra, construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo Dr. Robert John Reid. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

Nesse Cine Jandyra foram realizados os maiores Carnavais das décadas de 1920 a 1940. Seu salão foi, durante muitos anos, habilmente decorado com motivos carnavalescos, feitos com muito carinho, dedicação e arte pelo Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pessoa importante no desenvolvimento de Campos do Jordão e que deixou parte de nossa história registrada em seu Jornal "A Cidade". Também foi, nosso político brilhante e notável.

Ao lado do Cine Jandyra a casa existente até os dias atuais e que é utilizada por funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Em frente uma casa tradicional de Campos do Jordão onde residiu o Sr. Aureliano Vasquez e Família, proprietário do Expresso Campos do Jordão que transportava cargas diversas entre Campos do Jordão e São Paulo e vice-versa.Nesse local, atualmente, existe um grande prédio com lojas comerciais e salas para escritórios diversos.

A rua que segue é a Rua Brigadeiro Jordão e a casa branca que aparece à esquerda é a do tradicional e hist6órico número 1.003 que pertencia ao saudoso Floriano Rodrigues Pinheiro. Nessa casa, durante muitos anos até a década de 1960, esteve estabelecida a tradicional e famosa Boate 1.003 do saudoso casal Werner Ruhig e D. Eufrida.

Mais à direita a área onde, posteriormente, foi construído o belo prédio em formato e meia lua onde, no início, esteve sediada a Flora Campos do Jordão do saudoso Sr. Mario Utiyama um dos introdutores das cerejeiras em flor em Campos do Jordão. Nesse mesmo prédio, pouco tempo depois, por muitos anos, esteve sediada a Diretoria Municipal de Turismo - DMTUR, comandada pelo saudoso Sr. Joaquim Corrêa Cintra. Nesse mesmo local, quando foi demolido o prédio,foi construído um prédio moderno onde, durante muitos anos, estiveram sediadas, as companhia telefônicas, responsáveis pela telefonia de Campos do Jordão. Um pouco mais à direita o lindo prédio que existia na esquina com a Rua Pereira Barreto e ao lado a casa que pertencia ao saudoso João Rodrigues Pinheiro. Ao lado o prédio que pertencia à Família Olivetti. Nesse prédio, durante muitos anos, esteve estabelecido na parte superior o Fórum de Campos do Jordão e, posteriormente, a sede da Câmara Municipal de Campos do Jordão.

Em cima do primeiro morro que aparece ao fundo da foto o nosso Cemitério Municipal, na época, ainda, com poucos anos de utilização.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -