Vila Abernéssia - Década 1940


Vila Abernéssia - Década 1940 - FS397 - 05

Uma bela foto do início da década de 1940, mostrando parcialmente a Vila Abernéssia.

Dentre as diversas construções que aparecem na foto:

A antiga estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, exatamente no mesmo local da atual estação. À direita da foto, um dos prédios que pertencia à Família Olivetti. Nesse prédio, na época, bem na esquina, na parte térrea, estava estabelecido o armazém de secos e molhados “A Bandeirante”, de propriedade do saudoso Sr. Julio Domingues Pereira. Quase na mesma época, em outras portas desse prédio, também na parte térrea, estava sediada a tradicional “Casa Cânticos”, inicialmente, de propriedade do Sr. Manoel Pereira Alves e, posteriormente, do Sr. Alberto Bernardino e esposa Dona Gracinda. Atualmente, nas oito primeiras portas da parte térrea do prédio, está sediado o conhecido e famoso “Restaurante e Pizzaria do Serginho”.

Um pouco mais à frente, o prédio do tradicional e saudoso Cine Jandyra, o primeiro cinema de Campos do Jordão. , construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo Dr. Robert John Reid. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

Em frente à Estação da Vila Abernéssia, na época, uma das vias (duas) da Avenida Dr. Januário Miráglia. Atualmente, essa pista é a Av. Frei Orestes Girardi. Na seqüência, os prédios existentes na época, muitos dos quais existentes até os dias atuais, com algumas modificações.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -