Vila Abernéssia - Década 1940


Vila Abernéssia - Década 1940 - FS401- 04

Uma foto histórica da década de 1940.

Na parte inferior da foto, à direita, o trecho compreendido na esquina da Av. Dr. Januário Miráglia e o início da Rua João Rodrigues da Silva que dá acesso à bela Vila Ferraz. Bem em frente, na parte debaixo da foto, parte do prédio onde, durante muitos anos, esteve estabelecida uma lavanderia e depois, a Loja do Sr. Tamiya, também, posteriormente, o depósito de materiais para construção Pinelli. Em frente a pequenina estaçãozinha da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, a partir da década de 1960 passou a ser chamada de Parada Viola. Em frente à estação o prédio do saudoso e tradicional Mercadinho Jordanense, dos saudosos irmãos Antonio e Francisco Miranda, estabelecidos por quase quatro décadas. Nesse local, atualmente, está sediado o prédio do Pátio Dubieux. Ao lado uma casa de madeira onde morava uma tradicional família pioneira de Campos do Jordão. Nesse local está estabelecida a Agência de Caixa Econômica Federal - CEF, anteriormente, a nova loja de materiais para construção da família Pinelli.

Bem em frente, à esquerda, em construção, ficava o tradicional Posto Fracalanza especializado em combustíveis em geral, com a bandeira da “Atlantic” que, desde a década de 1940 até a década de 1960, pertenceu ao saudoso Sr. Horácio Padovan, localizado na esquina da Av. Dr. Januário Miráglia com a Rua João Rodrigues da Silva que dá acesso à Vila Ferraz. Posteriormente nesse mesmo local esteve sediada a Mantivel - Mantiqueira de Veículos Ltda., representante da marca volkswagen, tendo como um dos sócios o também saudoso Dr. Moacyr Padovan, um dos filhos do Sr. Horácio. Mais tarde foi totalmente demolido e em seu lugar, englobando, inclusive, a área que pertencia à casa que está na foto, foi construído um grande prédio para abrigar um Supermercado. Nesse prédio já estiveram estabelecidos os supermercados: Paratodos, Rosado, Maktube e, atualmente, Piratininga.

Um pouco atrás o começo da Rua Brigadeiro Jordão onde ficavam as casas do Sr. João Alves, D. Georgina Lomba, Dino Camargo e outros. Atualmente, bem na esquina das Ruas João Rodrigues da Silva e Brigadeiro Jordão está sediado o tradicional restaurante Rota 77.

Na mesma Rua Brigadeiro Jordão, à esquerda da foto a tradicional casa pertencente às Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Rosário, existente até os dias atuais. Nessa casa, no início da década de 1960, este estabelecido o Fórum de Campos do Jordão me os Cartórios do Registro de Imóveis e Primeiro e Segundo Ofícios.

Ao centro da foto o prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia de Campos do Jordão na década de 1940. O Dr. Adhemar de Barros juntamente com sua esposa Dona Leonor Mendes de Barros foram grandes responsáveis pela criação da nossa Santa Casa de Misericórdia de Campos do Jordão; participaram do lançamento da sua pedra fundamental em 29 de julho de 1939. Infelizmente no dia 29/07/1945, um incêndio destruiu parcialmente o prédio. Posteriormente a Santa Casa foi reconstruída e re-inaugurada em 24 de junho de 1948, passando a se chamar, com muito mérito, “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Infelizmente, o referido hospital foi fechado em 2005, por diversos problemas, especialmente financeiros, porém sem apoio necessário das diversas autoridades governamentais. Infelizmente atualmente, praticamente abandonado.

Ainda na parte central da foto e mais à esquerda, o galpão de madeira onde foi instalado, na década de 1930, o Sanatório Padre Vita, especializado no combate à tuberculose infantil. Um pouco ao lado, à direita, a terraplenagem para a construção do Sanatório São Vicente de Paulo, popularmente mantido com o nome de Sanatório Padre Vita, inaugurado em 29 de junho de 1940. Esse Sanatório funcionou regularmente até a década de 1980. Continua prestando relevantes serviços sociais à população menos favorecida.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -