Dr. Além - Acróstico - 1954


Dr. Além - Acróstico - 1954 - FS403 - 06

Um maravilhoso acróstico publicado no saudoso Jornal “A Cidade” do dia 20 de junho de 1954, com seguinte enunciado: Por Mário Perroni de Souza - Minha sincera homenagem ao Dr. João Pedro Além, pelo seu natalício prova de sincera de agradecimento pela bondade e amizade que nos dispensa.

J- ovem talento tem as pegadas deixadas, O-nde espinhos crescem, e se multiplicam, A-s pegadas são, as lutas aureoladas O-s espinhos, sim os louros que edificam
P-egadas, símbolos das lutas d´esperanças, E-xpoentes áureos apontando a todo mundo, D-essa bondade que nunca te cansas, R-epartindo às gentes tanto amor profundo. O-usado avanças em lutar assas sagrado,
A-plicando os talentos quais tesouros, L-egando a todos o coração tão consagrado E-m gestos dignos que merecem ricos loiros M-éritos justos do bem que agora espalhas.

OBS: Dr. Além como era mais conhecido, foi um grande e valoroso médico que prestou relevantes serviços nos sanatórios de Campos do Jordão, durante as décadas de 1940 a 1970, sempre, no combate às doenças pulmonares, especialmente tuberculose.

Durante grande parte de sua vida e do seu incansável trabalho, prestou serviços em diversos sanatórios de Campos do Jordão, especialmente, junto ao Sanatório Sírio. O Dr. Além morou, praticamente, dentro desse Hospital, pois a casa em que morou, ficava a pouco mais de vinte metros dentro da propriedade do Sanatório Sírio, o que, sem dúvida, comprometeu demasiadamente a sua privacidade familiar, pois, a qualquer problema, era chamado para o Sanatório. Isto, porém, jamais foi obstáculo para ele que sempre desempenhou seu Sacerdócio Médico, com muito carinho, atenção, disponibilidade e prazer. HISTÓRICO - Propagandas antigas publicadas em exemplares do Jornal “A Cidade” de Campos do Jordão.

Atualmente é comum recebermos em nossos computadores e-mails encaminhando vários trabalhos elaborados, com muito amor e carinho, demonstrando pesquisa acentuada na história de nossa propaganda comercial através dos tempos. Trabalhos memoráveis mostram propagandas antigas, elaboradas há mais de setenta anos, especialmente utilizadas em jornais, revistas e periódicos, que serviram, também, para a elaboração de diversos jingles publicitários veiculados pelas principais radioemissoras de todo o país e, posteriormente, pelas nossas principais emissoras de televisão.

O município de Campos do Jordão não poderia ficar alheio a essa história das propagandas comerciais antigas. Claro que as propagandas antigas produzidas aqui em Campos do Jordão são simples, porém, também feitas com muito amor e carinho.

Pesquisando no saudoso e magnífico Jornal “A CIDADE” de Campos do Jordão, cujo idealizador e criador, mantenedor e Diretor Responsável foi o saudoso Joaquim Corrêa Cintra. Ele foi uma das pessoas mais importantes que já passaram por Campos do Jordão. Grande amante da nossa cidade deu a sua vida e o seu sangue em prol do desenvolvimento e progresso da sua Cidade. Desempenhou inúmeras atividades importantes em Campos do Jordão. O Jornal “A Cidade” teve seu primeiro número publicado em 06 de março de 1949 e seu último número publicado em 10 de dezembro de 1972, devido ao falecimento do seu idealizador Joaquim Corrêa Cintra, ocorrido em 30 de novembro de 1972.

As pesquisas cujos artigos/propagandas comerciais interessantes, mostradas a seguir, foram publicadas em edições do Jornal “A Cidade”, encontradas em exemplares de diversos anos, pertencentes à nossa Biblioteca Municipal Professor “Harry Mauritz Lewin”, gentilmente colocados à minha disposição e apreciação pelo grande amigo e Secretário da Cultura de Campos do Jordão Benilson Toniolo.

São propagandas comerciais de estabelecimentos que foram famosos e prestaram relevantes serviços para Campos do Jordão, especialmente, durante as décadas de 1940, 1950, 1960 que, infelizmente, já não existem mais. As pessoas que aqui viveram ou freqüentaram a cidade, durante esse tempo memorável, com certeza, irão lembrar com muita saudade.

Espero que gostem e viagem no tempo, relembrando essas propagandas comerciais antigas que fizeram parte de nossas vidas.

Edmundo Ferreira da Rocha - 31 de julho de 2018.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -