Leonor M. Barros - Homenagem - 1949


Leonor M. Barros - Homenagem - 1949 - FS406 - 03

Homenagem em forma de acróstico, importante, interessante e muito merecida para a saudosa Benemérita de Campos do Jordão, Dona LEONOR MENDES DE BARROS, cujo aniversário de nascimento ocorreria no dia 21 de julho de 1949, publicada no saudoso Jornal “A Cidade” do dia 17 de julho de 1949, com os seguintes dizeres:

HOMENAGEM

Luzeiro de bondade e de ternura,
Em teu nobre coração
O amor existe de fraternidade.
Nome sagrado, cheio de ternura.
O teu prestígio dás aos que choram sem pão,
Resgatas da miséria a velhice e a orfandade.


Mitigas o sofrer dos probrezinhos,
Entras no lar humilde, onde somente mora
Negra indigência, que a alma bate e cansa,
Digna e piedosa distribúis carinhos
Entre essa multidão que a caridade implora,
Sem ter, para consolo, ao menos a esperança.


Deus recompensa a que não nega dar esmola,
E com a palavra amiga aos mendigos consola.


Bendito seja, pois, quem funda os hospitais,
Ampara com ternura o enfermo suplicante:
Reabilita a criança, à qual o fado hostil
Rejeitou o calor de afagos maternais...
O teu nome preclaro, ó nobre Bandeirante!
Será gravado em luz na História do Brasil!


HISTÓRICO - Propagandas antigas publicadas em exemplares do Jornal “A Cidade” de Campos do Jordão.

Atualmente é comum recebermos em nossos computadores e-mails encaminhando vários trabalhos elaborados, com muito amor e carinho, demonstrando pesquisa acentuada na história de nossa propaganda comercial através dos tempos. Trabalhos memoráveis mostram propagandas antigas, elaboradas há mais de setenta anos, especialmente utilizadas em jornais, revistas e periódicos, que serviram, também, para a elaboração de diversos jingles publicitários veiculados pelas principais radioemissoras de todo o país e, posteriormente, pelas nossas principais emissoras de televisão.

O município de Campos do Jordão não poderia ficar alheio a essa história das propagandas comerciais antigas. Claro que as propagandas antigas produzidas aqui em Campos do Jordão são simples, porém, também feitas com muito amor e carinho.

Pesquisando no saudoso e magnífico Jornal “A CIDADE” de Campos do Jordão, cujo idealizador e criador, mantenedor e Diretor Responsável foi o saudoso Joaquim Corrêa Cintra. Ele foi uma das pessoas mais importantes que já passaram por Campos do Jordão. Grande amante da nossa cidade deu a sua vida e o seu sangue em prol do desenvolvimento e progresso da sua Cidade. Desempenhou inúmeras atividades importantes em Campos do Jordão. O Jornal “A Cidade” teve seu primeiro número publicado em 06 de março de 1949 e seu último número publicado em 10 de dezembro de 1972, devido ao falecimento do seu idealizador Joaquim Corrêa Cintra, ocorrido em 30 de novembro de 1972.

As pesquisas cujos artigos/propagandas comerciais interessantes, mostradas a seguir, foram publicadas em edições do Jornal “A Cidade”, encontradas em exemplares de diversos anos, pertencentes à nossa Biblioteca Municipal Professor “Harry Mauritz Lewin”, gentilmente colocados à minha disposição e apreciação pelo grande amigo e Secretário da Cultura de Campos do Jordão Benilson Toniolo.

São propagandas comerciais de estabelecimentos que foram famosos e prestaram relevantes serviços para Campos do Jordão, especialmente, durante as décadas de 1940, 1950, 1960 que, infelizmente, já não existem mais. As pessoas que aqui viveram ou freqüentaram a cidade, durante esse tempo memorável, com certeza, irão lembrar com muita saudade.

Espero que gostem e viagem no tempo, relembrando essas propagandas comerciais antigas que fizeram parte de nossas vidas.

Edmundo Ferreira da Rocha - 31 de julho de 2018.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -